Seniores divertem-se em cruzeiro pelo Sado

Cerca de 170 seniores da freguesia de S. Sebastião participaram num passeio pelo rio Sado, na tarde de dia 20, a bordo do Barco Évora.

O cruzeiro "Saberes, Sabores e Afectos", promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, tem como objectivo proporcionar aos mais idosos "uma tarde divertida e de convívio", salientou o presidente da Junta. Nuno Costa referiu ainda que este passeio surge "para podermos usufruir do nosso rio Sado e da nossa Serra da Arrábida, que nem sempre conseguimos vislumbrar desta forma".

Aproveitando a paisagem e o excelente dia de Verão que se fez sentir, os participantes improvisaram um salão de baile e dançaram ao som da música popular portuguesa e também dos ritmos africanos e do Brasil.

Aqueles que não se deixaram contagiar pela música, ficaram apenas a contemplar a belíssima paisagem. Foi o caso de Maria Alice que há muitos anos não fazia um passeio de barco pelo Sado. "Estou a achar extraordinário! Uma baía como a nossa não há igual e a animação também está boa".

Também Emílio, de 62 anos de idade, viu neste cruzeiro uma oportunidade de se distrair e sair de casa, quebrando a sua rotina de pré-reformado. "Temos que continuar activos e aproveitar estas actividades!".

O percurso, com uma duração aproximada de duas horas, passou pelo Forte de S. Filipe, Palácio da Comenda, Forte de Santiago do Outão e pelas praias da Arrábida. Na volta, o passeio fez-se junto a Tróia, Caldeira e Soltróia.

A meio do passeio foi servido um beberete, com moscatel de Setúbal e tostas com produtos típicos da região, tal como queijo de Azeitão, paté de sardinha e doce de maçã.