S. Sebastião leva 300 seniores a Piquenicão Concelhio

Cerca de um milhar de seniores do concelho, 300 dos quais oriundos da freguesia de S. Sebastião, participaram no 14º piquenicão concelhio que decorreu no dia 25 de junho no Parque de Sant’iago.

Durante a tradicional iniciativa, os autarcas e funcionários da Junta de Freguesia de S. Sebastião, assim como das restantes freguesias do concelho e os eleitos da Câmara Municipal, cozinharam e serviram bifanas, entremeadas e salsichas como é habitual neste evento, sendo a refeição complementada por outras iguarias gastronómicas levadas por cada participante e partilhadas por todos.

“Estamos aqui hoje num bom momento para dizer ao que viemos, isto é, para vos proporcionar a melhor qualidade de vida nesta fase, agora que estão reformados, até ao último dos vossos dias”, revelou Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS).

O autarca evidenciou que a iniciativa reflete “a nossa forma de estar na vida política. Neste almoço vimos servir-vos à mesa como uma forma simbólica de mostrar como temos que estar na nossa vida de eleitos, ou seja, somos eleitos para vos servir, para elevar a vossa qualidade de vida e fazer-vos felizes”, manifestou Nuno Costa. “Contem connosco até ao fim do mandato, quiçá no próximo, para continuar a servir-vos da melhor forma”, concluiu.

A ideia foi reforçada pela presidente da Câmara Municipal para quem o mais importante é ver a construção e o alindamento da cidade resultarem “em proveito das pessoas, porque sem elas não há cidade. O nosso maior desejo é servir as pessoas e estamos aqui porque vocês confiam em nós e votam para que estejamos aqui”, expressou Maria das Dores Meira, agradecendo o voto de confiança da população.

A iniciativa foi marcada pelo habitual convívio e animação musical, este ano a cargo do artista Marco António, e pelo concurso de “Miss e Mister Piquenicão”. Neste concurso, a freguesia de S. Sebastião foi representada, no feminino, por sete utentes do projeto Sénior Tradições da JFSS, onde confecionaram a maioria dos vestidos que desfilaram. Luísa Candeias (76 anos), Manuela Conceição (68 anos), Francisca Rosado (66 anos), Eugénia Carrapeta (81 anos), Manuela Horta (64 anos), Cidália Brito (71 anos) e Ana Almeida (71 anos) foram as participantes de S. Sebastião, sendo que as duas últimas foram condecoradas como 1ª e 2ª damas de honor, respetivamente.

Cidália Brito encantou com um vestido branco, adornado com cravos vermelhos, e um lenço com a inscrição “S. Sebastião, Freguesia de Abril”, numa clara alusão à revolução dos cravos. Já Ana Almeida homenageou a pesca e os pescadores com um vestido vermelho, adornado com uma rede de pesca, sardinhas e estrelas do mar elaboradas em tecido.

A Miss Piquenicão 2017 foi Mirita Soares, de 81 anos, da União de Freguesias de Setúbal, que desfilou um vestido branco muito primaveril, com aplicações de flores e chapéu de palha também com ornamentos florais.

O Mister Piquenicão eleito para 2017 foi José Silva, de 70 anos, também utente do projeto Sénior Tradições de S. Sebastião, que envergou as vestes de um antigo descarregador de peixe. Todos os premiados receberam cabazes oferecidos pelas autarquias, compostos por produtos regionais.