Junta de Freguesia e UNISETI unidas pela população sénior

Um protocolo assinado na semana passada entre a Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) e a Universidade Sénior de Setúbal (UNISETI), marcou o “pontapé de saída” de uma parceria que tem como objetivo futuro a criação de uma academia sénior na mais populosa freguesia do concelho.

As duas entidades unem assim esforços tendo em vista a realização de atividades de ensino não formal e convívio sociocultural e, mais tarde, a constituição de uma academia sénior ou equivalente, que promova, em parceria, atividades educativas, culturais e formativas junto das pessoas da terceira idade.

“Queremos aproveitar o extraordinário trabalho que a Uniseti tem feito e proporcionar atividades diferenciadas à população idosa da nossa freguesia, numa perspetiva de proximidade”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Nuno Costa. Para tal, a autarquia coloca os seus meios à disposição da Uniseti, colaborando com a universidade sénior no sentido de oferecer aos seus fregueses cursos livres nas áreas da educação, cultura, saúde, entre outras, bem como na organização de atividades de lazer e ocupação de tempos livres.

De referir que a Junta de Freguesia promove já um leque de atividades para a população sénior desde oficinas de costura criativa, pintura, acordeão, a sessões de yoga do riso, aulas de informática, grupo de cantares, entre outros.

A responsável pelo pelouro da cultura e desporto do executivo da JFSS, Mónica Leitão, explicou que “vamos dando resposta às necessidades da população idosa, mas, à medida que vamos criando respostas, vão surgindo novas necessidades, cada vez mais exigentes, daí termos todo o interesse em criar parcerias com instituições como a Uniseti, com capacidade de corresponder à evolução dos anseios desta população”.

Por seu lado, o presidente da direção da Uniseti, Arlindo Mota, mostrou satisfação pelo ato simbólico de assinatura do protocolo com a JFSS. “Estamos contentes com a assinatura deste protocolo, que constitui a base para uma colaboração regular, e acredito que esta sinergia vai resultar num melhor trabalho para os cidadãos”.

A cerimónia de assinatura contou ainda com a presença do vogal do executivo Possidónio Chitas, responsável pelas áreas de higiene e limpeza, de Alberto Alves, vice-presidente da direção da Uniseti e de Maria do Carmo Branco, membro da administração da universidade.