"Herdeiros de São Sebastião" participam em Baile de Carnaval

O grupo Sénior Tradições da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) participou, mais uma vez, no Baile de Carnaval promovido pelo grupo EnvelheSeres, que decorreu no dia 9 de fevereiro, no Grupo Desportivo Independente (GDI).

Sempre originais, os seniores de S. Sebastião apresentaram-se vestidos de ciganos e ciganas, numa sátira à telenovela portuguesa “A Herdeira”, transmitida pela TVI, que conta a história de uma menina criada pela comunidade cigana.

"Festa Cigana" foi o título da cena recriada pelo grupo, com direito a operador de câmara e assistente de produção, com claquete e câmara de filmar a rigor, criadas propositadamente para a ocasião, na oficina do grupo Sénior Tradições.

A ideia de satirizar a telenovela surgiu como uma espécie de tributo à comunidade cigana da freguesia de S. Sebastião, que abrange vários bairros onde residem pessoas desta etnia.

Além dos cerca de 20 participantes do projeto Sénior Tradições, o baile contou com a presença de centenas de outros seniores de instituições como a APPACDM, o Centro Comunitário de Vanicelos, a AURPIA, a LATI, a Cáritas, o Centro Comunitário de S. Sebastião, a Associação de Socorros Mútuos, a Ordem Terceira do Carmo, a União das Freguesias de Setúbal e a Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra.

Fantasiados de índios, cozinheiros, pescadores, varinas, caracóis, pizeiros e até de pacotes de M&Ms, os participantes dançaram e conviveram animadamente.

Na noite anterior, a Freguesia de S. Sebastião recebeu as Cegadas de Carnaval "De Faca e Alguidar", organizadas pela Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal (ACTAS).

Esta tarde, as Cegadas centram-se na Praça de Bocage, com um espetáculo teatral cómico, ao qual o grupo Sénior Tradições vai assistir, envergando as suas fantasias à "Herdeiros de S. Sebastião". À noite, o Entrudo é celebrado no Grupo Desportivo Independente com música e baile, com o artista Luís Rosa, às 21h30, e um concurso de máscaras.