Seniores da freguesia marcam presença no 15º Piquenicão

Mais uma vez, cerca de 300 seniores da freguesia de S. Sebastião estiveram presentes, na grande festa do concelho para maiores de 55 anos, que se realizou no dia 24 de junho, proporcionada pela Câmara Municipal e pelas cinco juntas de freguesia.

Convívio, baile, comes e bebes. É disto que se faz o Piquenicão Concelhio, uma festa que já se realiza há 15 edições e que este ano voltou a animar mais de mil idosos do concelho.

“Para mim é uma honra, um prazer e um privilégio estar aqui, ano após ano, nesta festa extraordinária, sobretudo por poder, de forma simbólica, dizer que estamos nesta vida autárquica para vos servir, seja no desporto, na cultura, nas escolas, em todas as vertentes da nossa vida autárquica, mas também para melhorar as vossas condições de vida”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, autarquia que acolhe a iniciativa, realizada no Parque Santiago.

Nuno Costa, que faz questão de servir o almoço, mesa a mesa, aos seus fregueses, agradeceu a colaboração de todos os trabalhadores, de todas as juntas de freguesia e da Câmara Municipal, considerando-os “inexcedíveis” por se “disponibilizarem a passar um domingo a servir-vos”. “Espero que se divirtam, porque afinal de contas é para isso que este evento serve, porque a alegria tem que fazer parte das nossas vidas!”, concluiu o autarca.

A presidente da Câmara Municipal salientou igualmente o “prazer de trabalhar para vós, todos os dias, e de estarmos aqui todos juntos, trazendo mais amigos, todos os anos”, a uma iniciativa que, de acordo com a edil, “evita que haja mais um dia de solidão na vida de muitos dos que aqui estão hoje!”.

Além das carnes assadas na brasa, batatas fritas e pão, cortesia da organização, o almoço foi composto também por outras iguarias, confecionadas pelos participantes e partilhadas com todos, como massa de peixe, salgadinhos, doces e licores caseiros.

Após a refeição, o baile, animado por Abel Geada Trio, encheu a “pista de dança”, até chegar o momento alto da tarde: o sempre participado e surpreendente concurso Miss e Mister Piquenicão. Este ano o concurso contou com 14 candidatas, sendo uma extra-concurso por ter menos de 55 anos, e quatro candidatos. Maria Eugénia Carrapeta (vencedora em 2016), Maria Luísa Candeias, Emília Barraqueiro, Ana Isabel, Cidália Brito e Inês Pinto (extra-concurso), foram as candidatas de São Sebastião ao título. No entanto, o pódio foi preenchido por candidatas da União de Freguesias de Setúbal (1º e 3º lugares) e da freguesia do Sado (2º lugar).

Já com os candidatos masculinos, a freguesia de S. Sebastião foi mais sortuda, tendo o freguês José Silva, já habitual participante no concurso, vencido o concurso de Mister Piquenicão, título que arrecada pelo terceiro ano consecutivo. Depois de ter encantado com as suas representações do “rapaz dos pássaros” (2016) e de um antigo descarregador de peixe (2017), o utente do projeto “Sénior Tradições” da Junta de Freguesia de S. Sebastião, homenageou, este ano, a figura do pescador. Transportando uma rede de pesca, parte de uma traineira e a imagem de Nossa senhora do Rosário de Troia, José Silva marcou a diferença, num tributo aos homens do mar e à sua fé.

O 2º lugar coube a um freguês da União de Freguesias que encarnou a figura de um Pasmadinho e, em 3º lugar, ficou um “caçador de borboletas”, oriundo da mesma freguesia. Todos os vencedores e vencedoras foram agraciados com cabazes oferecidos pelas juntas de freguesia, com produtos típicos da cidade, como vinhos, doces, frutas e outros brindes.