Aula de culinária junta avós e netos

O auditório Germano dos Santos Madeira recebeu, no passado dia 13 de outubro, um workshop de culinária direcionado para avós e netos, organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, no âmbito do programa comemorativo do Dia Internacional da Pessoa Idosa, que decorre até 25 de novembro.

Farinha, açúcar, ovos e margarina, foram os ingredientes principais utilizados na confeção de bolachinhas e biscoitos, polvilhados com muitos afetos e gargalhadas, num workshop gratuito dirigido pelo chefe pasteleiro Domingos Cruz.

Num ambiente informal, os 17 participantes puseram, literalmente, as mãos na massa e produziram muitas dezenas de deliciosos biscoitos tais como areias de canela, fidalgos, roscas e esses de Azeitão.

Os mais jovens aprendizes, Neuza e Diogo, ambos com 8 anos de idade, demostraram o seu à vontade e gosto pela culinária. Neuza está habituada a ajudar a avó Isabel a fazer bolos e Diogo gosta muito de aprender novas receitas e técnicas, geralmente acompanhado pelo pai.

Amassar com as mãos e moldar a massa em pequenos biscoitos foram, unanimemente as fases mais divertidas da preparação, tanto para miúdos como para graúdos. Já perto do final, a curiosidade por ver os produtos finais a sair do forno foi aumentando, e mal arrefeceram, os bolinhos foram devorados por todos.

Promover o gosto pela aprendizagem e o convívio entre gerações foram dois dos objetivos desta iniciativa da Junta de Freguesia de S. Sebastião, cujo balanço é bastante positivo.

“Gostei muito, o trabalho foi muito rentável e reinou sempre a boa disposição”, expressou Domingos Cruz, chefe pasteleiro com uma vasta experiência em formação para todas as idades. “Os seniores são pessoas que querem sempre aprender, o que é muito saudável”, refere o formador, felicitando a iniciativa da autarquia sob a temática “avós e netos”.

Para dezembro está já a ser programado um novo workshop de culinária, integrado no projeto “Sénior Tradições”, para ensinar os maiores de 55 anos a preparar doces de Natal, tais como filhoses, azevias, sonhos, rabanadas, aletria, arroz doce, mousse de chocolate sem ovos e fios de ovos.