Junta de Freguesia promove Festa de Natal Sénior

Cerca de 300 pessoas participaram na Festa de Natal Sénior organizada pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, que decorreu no auditório da Escola Secundária D. João II, no passado dia 9 de dezembro.

Mais uma vez, a Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) proporcionou à população sénior um espetáculo memorável, que contou com atuações da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e do grupo lírico “Passione”.

A festa foi o momento escolhido pelo executivo para desejar a todos votos sinceros de um “Feliz Natal, recheado de momentos de partilha e amor, e um ano de 2019 repleto de sucessos individuais e coletivos”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa.

O autarca aproveitou a oportunidade para esclarecer que, apesar de algumas vozes críticas na Assembleia de Freguesia, que consideram excessivo o número de iniciativas que a autarquia promove para a população sénior, o executivo considera que “não são muitas” e tem intenções de “prosseguir, de forma despudorada, esse caminho, porque consideramos que aqueles que já tanto deram à sociedade, têm o direito de usufruir destes momentos de grande qualidade que conseguimos proporcionar”.

“Esta é uma obrigação da Junta de Freguesia, que tem orgulho de fazer parte de um movimento de instituições que permitiram um avanço civilizacional ao promover e incentivar um envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Estamos cá para continuar a trabalhar nesse sentido com as nossas atividades, que esperamos sejam cada vez mais participadas”, manifestou o presidente da JFSS.

O grupo “Passione” protagonizou alguns dos momentos altos desta celebração natalícia. A banda, que se apresentou com o compositor Carlos Barreto Xavier, ao piano, e a voz poderosa do tenor João Mendonza, interpretaram temas líricos como “Con te partirò” de Andrea Bocelli, mas também temas mais populares como “Hallelujah”, de Leonard Cohen e “Cartas de Amor” de Tony de Matos. Este último tema cantado em uníssono pela audiência. Não faltou também a canção “Avé Maria”, criada em homenagem ao Papa Francisco e que a banda teve a oportunidade de interpretar para o sumo pontífice, no mês passado, na Igreja de Santo António dos Portugueses, no Vaticano.

“Levamos este projeto por todo o país, sempre com a cidade no coração”, revelaram os músicos, ambos residentes em Setúbal. No final, a dupla deu uma sessão de autógrafos e ofereceu à Junta de Freguesia o seu álbum de estreia, com temas como “Caruso” de Lucio Dalla e “Hymne à l’Amour” de Edith Piaf, entre outros.

A atuação deste projeto pop-lírico foi antecedida pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, responsável por colocar a plateia toda de pé a aplaudir e a cantar “Rio Azul”, da autoria de Mário Regalado. Músicas mais natalícias como “All I want for Christmas is you”, entre outras, foram também muito apreciadas pelo público que vibrou com o espetáculo.

A iniciativa só foi possível com a colaboração da Escola Secundária D. João II, que cedeu o seu auditório, do Grupo Desportivo Independente, que serviu o púbico no bar, e da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense que mais uma vez ajudou a animar a festa. Estas participações “viabilizaram esta nossa iniciativa e é desta forma que queremos continuar: promovendo atividades em parceria com as forças vivas da cidade, porque só assim faz sentido”, revelou Nuno Costa.