“O Presépio de S. Sebastião” faz sucesso no Independente

O projeto Sénior Tradições, da Junta de Freguesia de São Sebastião, promoveu uma festa de Natal, no Grupo Desportivo Independente (GDI), no passado dia 11 de dezembro, onde, além de uma exposição de alguns dos trabalhos realizados nas oficinas do projeto, os seniores encenaram “O Presépio de S. Sebastião”, uma rábula que arrancou muitas gargalhadas à audiência.

Mais de uma centena de pessoas participaram na festa de Natal do projeto Sénior Tradições que promove o envelhecimento ativo, através da dinamização de um conjunto de atividades artísticas, culturais e de lazer.

A festa, de entrada livre e aberta a toda a comunidade, conheceu o seu ponto alto com a apresentação de “O Presépio de S. Sebastião”, uma encenação cómica protagonizada por 20 participantes do Clube de Teatro Sénior, da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS).

Uma equipa de reportagem da “TV Labutes” faz a cobertura jornalística, em direto, da chegada de José, Maria e do menino Jesus a S. Sebastião. Segue-se uma enxurrada de personagens cómicas que, uma a uma, vão entrando em cena para dar as boas-vindas a Jesus e oferecer algumas dádivas.

A peça, que conta com a coordenação de Bruno Frazão, técnico da Câmara Municipal e presidente do GDI, e de Fernanda Pacheco, responsável pelo Departamento da Cultura e Desporto da JFSS, transmite, através de personagens estereotipadas e caricaturas de pessoas reais, alguma crítica social de uma forma muito bem-disposta e despretensiosa.

Altas entidades do Estado português, deputados, autarcas do concelho de Setúbal, artistas populares (Toy e Madonna), empresários da região e até o Zé Povinho marcaram presença neste presépio improvisado pelos seniores, com muita graça e informalidade.

O projeto Sénior Tradições nasceu há cerca de 6 anos, fruto da vontade do presidente da JFSS de “abrir as portas e dinamizar atividades e projetos próprios”, revelou Nuno Costa durante a festa, manifestando-se satisfeito e orgulhoso do resultado deste trabalho: “pessoas felizes, a participar e a construir o melhor futuro para elas próprias, em parceria com o movimento associativo, com a Câmara Municipal e com muito voluntariado” por parte dos formadores do projeto.
O autarca deixou ainda agradecimentos a Bruno Frazão, pela “parceria intensa” que tem mantido com a autarquia; aos “extraordinários artistas” participantes do Sénior Tradições; a todos os trabalhadores da JFSS que contribuem para o sucesso destas atividades; e ao público “que nos vai acompanhando ao longo dos tempos”.

Durante a tarde, a sede do GDI acolheu também uma exposição de alguns trabalhos realizados na Oficina de Pintura do projeto Sénior Tradições, assim como artigos que foram doados à associação sem fins lucrativos “Os Aprendizes da Nono”, como almofadas, mantas, cachecóis e luvas, manufaturados pelos seniores na Oficina de Partilha e que serão vendidos pela associação, que apoia crianças e jovens com doença oncológica e as suas famílias.

O espetáculo, antecedido por um almoço-convívio entre os seniores, com a participação de membros do executivo da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal, encerrou com um belíssimo baile animado por João Tendeiro.