Marchas brilharam na avenida

A Avenida Luísa Todi encheu-se de música, cor e alegria com a apresentação das dez marchas a concurso, no passado dia 11, pelas 22 horas. Do desfile, destaque para as marchas das coletividades sediadas na Freguesia de S. Sebastião.

A primeira a apresentar-se foi a marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com Mafalda Batista como madrinha e o tema “Amores são tradição em noites de São João”. Os figurinos recriam a figura dos aguadeiros e das jovens raparigas que por eles se enamoravam. Os arcos representam as janelas de sacada com pequenos varandins, e uma fonte.

Já o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13” optou por recordar a profissão de amolador. Os marchantes masculinos vestem-se de amoladores, sem esquecer a gaita de beiços e o carro amolador, enquanto os figurinos das mulheres têm apontamentos que simbolizam varandas e janelas. Cestos de flores trabalhados em esferovite compõem os arcos. A madrinha é Susana Martins.

“Rua acima, rua abaixo… numa feliz correria” foi o tema escolhido pelo Núcleo Bicross de Setúbal, lembrando as figuras típicas dos vendedores de rua. Os figurinos apresentam detalhes que dão mote aos produtos vendidos, tais como flores, peixes, laranjas e uvas. Os arcos simbolizam a venda ambulante e a retalho. Joana Lança é a madrinha.

A última coletividade a desfilar foi o Grupo Desportivo Independente, que ganhou o concurso em 2015, com Sara Margarida como madrinha. A marcha presta homenagem ao artesão Jacinto Tadeu que cria bicicletas em miniatura e as vende junto à Igreja de S. Julião. “São pedaços de amor feitos à mão” inspirou os figurinos e os arcos representando rodas de bicicletas e o sol, estilizado com uma mandala.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião reitera todo o seu apoio a estas coletividades que, com o seu imenso esforço e empenho, mantêm viva a tradição das marchas populares de Setúbal, envolvendo cada vez mais a juventude, não só no espetáculo em si, mas também em todo o processo criativo.

Parabéns às "nossas" coletividades e, sem desprimor para as restantes seis marchas, fazemos votos de que tenham uma boa prestação nos próximos dias 17 e 18, na Praça de Touros Carlos Relvas, para que o troféu do concurso possa ficar novamente na freguesia.

Saudamos também “O Sonho” e a APPACDM que com as suas marchas, trouxeram muita alegria e emoção à avenida.

De referir que no dia 17 competem o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, e no dia seguinte é a vez do Núcleo Bicross de Setúbal, e do Grupo Desportivo Independente. Apelamos a todos os fregueses que assistam aos espetáculos e que apoiem as coletividades a concurso.