Fadistas espalham emoção no Bairro Afonso Costa

A Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, organizaram mais uma noite de fados de sucesso, desta vez, no Jardim do Bairro Afonso Costa, onde se juntaram centenas de moradores, na passada sexta-feira, dia 8.

A iniciativa, incluída no projecto de proximidade “Fado em Setúbal”, pretende sobretudo “descentralizar acções de cultura, para vir junto das pessoas, aos seus bairros, mas também valorizar os artistas da nossa cidade que merecem ser homenageados e apoiados, com todo o nosso carinho”, explicou Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, minutos antes do espectáculo.

Susana Martins foi a primeira a actuar para os cerca de 400 espectadores, que vibraram com a voz prodigiosa da jovem fadista. Seguiu-se a actuação de Eugénio Almeida que, com muita emoção na voz, conseguiu comover o público que enxugou as lágrimas logo a seguir, com o “Fadinho Serrano”, cantado por Maria do Céu Caetano, que convidou a audiência a acompanhá-la com palmas, ao ritmo da música. Os três artistas, acompanhados por Manuel Carlos na guitarra portuguesa e Carlos Pinto na viola de fado, actuaram em várias rondas, alternando-se entre si, durante cerca de duas horas, para deleite de todos os presentes.

Mas não foi só a alma que foi alimentada nesta noite de fados, dado que alguns moradores do bairro decidiram juntar-se à festa, vendendo alguns petiscos como caldo verde, chouriço e carne assada. Uma iniciativa que não estava inicialmente prevista, mas que foi prontamente acolhida pela Junta de Freguesia. “Achamos muito bem quando os moradores estão organizados e participam nestas iniciativas. É um complemento muito interessante!”, expressou Nuno Costa.

A próxima noite de fados decorre já esta sexta-feira, dia 15, no largo junto da Rua do Louro, no Bairro da Terroa, onde vão cantar Eduardo Silva, António Almeida e Sara Margarida. No dia 19 de agosto, os fados voltam a S. Sebastião com Carla Lança, Joana Lança e Ramiro Costa a actuar no miradouro.