Cante Alentejano entoa as Janeiras em Dia de Reis

A Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) deu as boas vindas ao novo ano, no passado dia 6 de janeiro, pelas 16h30, com o tradicional cantar das Janeiras, pelo Grupo Coral Alentejano "Os Amigos do Independente".

"Paz, amor e amizade para 2017", foram os votos do Grupo Coral, que atuou no auditório Germano dos Santos Madeira para dezenas de espetadores, maioritariamente seniores que frequentam as atividades diárias promovidas pela JFSS e também alguns utentes da residência sénior Algeruz Villas, que se deslocaram propositadamente para assistir à atuação.

Num ambiente informal e familiar, o presidente da JFSS deu as boas vindas e agradeceu a presença de todos, num momento "em que se cumpre, mais uma vez, a tradição". Algo que para Nuno Costa é muito importante manter, “porque é a nossa identidade e não podemos esquecer nunca as nossas raízes”, expressou o autarca.

O presidente de S. Sebastião explicou que, embora Setúbal não faça parte da região alentejana, "é uma cidade feita de muita gente que veio do Alentejo e esta freguesia tem a particularidade de ser o território dos dois grupos de cantares alentejanos da cidade, o que muito nos orgulha e honra", disse, justificando assim o cumprimento da tradição com o cante alentejano.

"Em Setúbal, 40 por cento da população são alentejanos", acrescentou José Chitas, d’ "Os Amigos do Independente", antes de apresentar as três modas cantadas: "O Menino", "Que Inveja tens Tu das Rosas", e "As Janeiras".

De referir que, ainda no dia de Reis, ao final da tarde, este Grupo Coral Alentejano juntou-se ao grupo "Os Amigos dos Sadinos", ao Coro da Uniseti e ao Coro do Município Afina Setúbal para uma atuação memorável nos Paços do Concelho. Durante a manhã, “Os Amigos do Independente” cantaram para alunos dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Ordem de Santiago.