São Domingos a caminho do centenário

O 96º aniversário do São Domingos Futebol Clube foi comemorado no dia 1 de abril, na sede do clube, no Jardim de Palhais, na presença do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) e da vereadora da Câmara Municipal, Carla Guerreiro, assim como de sócios, atletas e representantes de outras coletividades e instituições da cidade.

Durante a cerimónia, o presidente da JFSS, após dar os parabéns ao clube, cuja história a direção do São Domingos “tem sabido honrar”, enalteceu o trabalho realizado pelos atuais dirigentes, apontando a coletividade como um “exemplo de força e de capacidade de transformação social de um território”, algo pelo qual o autarca garante estar “muito grato”.

Reconhecendo a importância do movimento associativo na promoção do desporto e da cultura, Nuno Costa evidenciou também o papel das coletividades no “aprofundamento da democracia”, alegando que configuram “escolas de democracia”, onde se aprende a eleger e a ser eleito, mas também a prestar contas.

O presidente do atual executivo, que está a terminar o seu mandato, revelou que, além de ter cumprido todos os compromissos assumidos com as coletividades, conseguiu ainda “encontrar meios para reforçar o apoio ao movimento associativo”, nomeadamente através dos contratos programa.

Por seu lado, o presidente da direção do São Domingos agradeceu à JFSS, à Câmara Municipal e ao Centro Comunitário de S. Sebastião “por toda a ajuda que nos têm dado”. Miguel Aleixo relembrou que faltam apenas quatro anos para o clube chegar ao centenário e adiantou que este ano o clube vai poder treinar no novo campo sintético do bairro da Liberdade. “As nossas crianças já o merecem!”, concluiu.

A vereadora Carla Guerreiro ficou bastante agradada com a notícia do entendimento para a utilização do campo do bairro da Liberdade. “Quando se trabalha em prol da comunidade, tem que haver compreensão para partilhar os recursos, porque só assim conseguimos ter todas as coletividades a trabalhar”, expressou a responsável.

“Estamos numa fase de crescimento ao serviço da juventude e do desporto”, comentou Horizonte Rosa, presidente da Assembleia Geral do clube, salientando a vitória conseguida no ano passado como campeões de futebol sub-13, “fruto do trabalho da direção, treinadores e dos jovens atletas”. Fazendo votos de que o clube continue “a desenvolver o desporto para jovens e menos jovens”, o dirigente indicou que para que tal aconteça “é preciso que os sócios vivam e sintam a vida da coletividade, apoiando as direções e colaborando com as mesmas”.

Além das lembranças entregues pela JFSS e pela Câmara Municipal, a aniversariante recebeu igualmente presentes de outras coletividades, nomeadamente do Grupo Desportivo Setubalense "Os 13", da União Futebol Comércio Indústria, do Núcleo Desportivo e Recreativo Ídolos da Praça, do Centro Comunitário S. Sebastião, da Delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, do Clube de Futebol "Os Sadinos", e do Clube Desportivo e Recreativo "Águias de S. Gabriel". Também marcaram presença o Grupo Desportivo "Os Amarelos", o Grupo Desportivo "O Independente", e o Grupo Desportivo e Recreativo "1º Maio".

A cerimónia contou ainda com a entrega de diplomas aos associados com 25 anos de sócios e ao sócio nº 500, que assinala o crescimento do clube que já conta com 565 associados. Após o canto de parabéns e a repartição do bolo de aniversário, a cerimónia terminou com uma animação musical oferecida pelo grupo típico "Cantares do Sado".