Cante Alentejano volta a animar Setúbal

Pelo 12º ano, o Encontro de Corais Alentejanos – Alentejo Abraça Setúbal, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com o Grupo Desportivo Independente, voltou a entoar pelas ruas da baixa da cidade, no dia 20 de maio.

Cerca de duas centenas de pessoas encheram o Salão Nobre dos Paços do Concelho, na receção aos grupos corais sadinos, alentejanos e de Cascais, convidados para o tradicional evento, que contou com a presença de Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, de Pedro Pina, vereador da Câmara Municipal e de Francisco Teixeira, da Associação do cante alentejano – "A Moda".

O autarca de S. Sebastião mostrou-se orgulhoso pelo facto da Junta de Freguesia ter contribuído, através de apoios diversos aos grupos de cantares alentejanos da freguesia, para “engrossar o movimento de milhares de instituições que levou ao reconhecimento do Cante Alentejano como Património Imaterial da Humanidade”.

Além de vincar o papel da JFSS no incremento das atividades dos grupos de cantares da cidade e no consequente reconhecimento internacional do Cante Alentejano, Nuno Costa salientou “os frutos” desse trabalho, nomeadamente “o surgimento de novos grupos e o rejuvenescimento dos já existentes, contribuindo assim para a expansão e promoção do Cante”. A continuação deste trabalho de parceria foi assumida pelo presidente da Junta de Freguesia, com o objetivo de “manter viva a tradição”.

Após a sessão de abertura, onde houve troca de lembranças, os grupos corais desfilaram pelas ruas da baixa até ao largo da Misericórdia, onde realizaram um concerto, para cerca de 250 pessoas, durante uma hora.

De referir que dois dos seis grupos corais que integraram a iniciativa, são de Setúbal, ambos com sede na freguesia de São Sebastião, a saber, Coral Alentejano “Os Amigos do Independente” e Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.

O Grupo Coral do Torrão, de Alcácer do Sal; o Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade”, de Alcáçovas, Viana do Alentejo; o Grupo Coral “Os Boinas”, de Ferreira do Alentejo; e ainda o Grupo Coral Alentejano “Vozes do Campo Branco em Cascais”, completaram o conjunto de corais que estiveram a animar a cidade.