Voluntários embelezam São Sebastião

Milhares de voluntários envolveram-se em dezenas de ações de reabilitação do espaço público na freguesia de S. Sebastião, no âmbito da campanha “Setúbal Mais Bonita”, que decorreu por toda a cidade entre os dias 19 e 21 de maio.

A sétima edição da Setúbal Mais Bonita, a maior campanha de participação cidadã que se realiza em Portugal na área da requalificação urbana, integrou intervenções nos bairros incluídos no programa “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, nomeadamente na Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António, Manteigadas e Forte da Bela Vista.

A Câmara Municipal forneceu as tintas e a Junta de Freguesia emprestou os materiais de pintura (trinchas, rolos, tabuleiros, etc.) e de limpeza (vassouras, pás, sachos), enquanto os moradores decidiram os espaços a requalificar e puseram mãos à obra. Pintura de fachadas, muros, escadas, bancos, limpeza de pátios e parques infantis, foram as principais ações realizadas nestes bairros, onde também o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) e o vereador da Câmara Municipal, Carlos Rabaçal, deram “uma mãozinha”.

Muitas coletividades e instituições da freguesia participaram igualmente nesta iniciativa, assegurando a beneficiação urbana na área onde se inserem. O S. Domingos Futebol Clube executou a pintura de jogos tradicionais no piso em pavê do Jardim de Palhais, recentemente reabilitado pela JFSS e, em conjunto com o Centro Comunitário de S. Sebastião, pintou o exterior de edifícios nas ruas Gonçalo de Abreu e Edmond Bartissol.

O Grupo Desportivo Os Amarelos decidiu pintar vários espaços, nomeadamente, o Campo Municipal da Bela Vista e os seus balneários, a entrada do Jardim Camilo Castelo Branco, na av. Belo Horizonte, a praceta das Janelas Verdes e ainda o parque infantil sinto frente à sede do clube, na praceta G. D. Amarelos.

O Núcleo Desportivo Recreativo Ídolos da Praça, a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de S. Sebastião e o Clube de Aeromodelismo de Setúbal foram outras das coletividades que aproveitaram a iniciativa para “lavar a cara” às suas respetivas sedes.
Já a União de Futebol Comércio e Indústria embelezou o seu campo de futebol com as cores do clube (branco e preto).

A Igreja de Nª Srª da Conceição foi também alvo de reabilitação, contando com grupos de voluntários da catequese, do movimento cristão MAC, do Corpo Nacional de Escutas - Agrupamento 1262, e do projeto “De Mãos Dadas”. Os participantes pintaram e decoraram o exterior da igreja, sita na av. Bento de Jesus Caraça, usando cores como branco, preto, amarelo, vermelho e verde. A APPACDM também se juntou ao movimento e prepara-se para adornar a sua quinta pedagógica, na Quinta da Serralheira.

Por proposta da própria Junta de Freguesia, procedeu-se a pinturas na av. D. Manuel I, no anfiteatro do Parque da Lanchoa e nos muros que o circundam, na av. Bento de Jesus Caraça. Ainda nesta artéria, os voluntários pintaram o Jardim da Boneca, nomeadamente a escultura e uma caixa de eletricidade.

As ações de embelezamento estenderam-se às escolas da freguesia, nas quais participaram, por exemplo, a EB nº 4 - Pinheirinhos, onde, além das pinturas do edifício, a comunidade educativa plantou flores nos seus canteiros. A EB nº 8 – Bairro da Conceição, a EB nº 5 – Peixe Frito e a Escola Secundária Dom Manuel Martins foram outras das escolas da freguesia que aderiram à campanha.