Escoteiros entregam diploma de mérito à Junta de Freguesia

O Grupo 261 - Setúbal-Sado, da Associação dos Escoteiros de Portugal, agraciou a Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS), no dia 10 de junho, com um diploma de mérito, como reconhecimento pelo apoio prestado ao grupo, oficialmente formado em dezembro de 2016.

“A chefia do grupo entendeu lembrar-se de algumas entidades que têm estado ao nosso lado desde a abertura do grupo, com quem podemos contar sempre e que nos ajudam a ir para a frente, apesar das suas próprias limitações”. Foi desta forma que o Escoteiro-Chefe de Grupo, João Rasquinho, apresentou a entrega dos diplomas de mérito que teve lugar no Parque de Merendas de São Paulo.

A JFSS foi uma das entidades galardoadas, “por toda a recetividade, amizade, disponibilidade e palavras de incentivo” por parte do presidente, Nuno Costa, expressou o responsável pelo Grupo 261. Pelas mesmas razões, os Escoteiros premiaram igualmente a União das Freguesias de Setúbal, na pessoa do presidente Rui Canas.

A Casa de Pessoal da Secil, o Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama e o São Domingos Futebol Clube, foram outras das entidades galardoadas.

O último diploma de mérito, acompanhado por uma medalha de agradecimento, classe Prata, foi entregue a Nuno Lemos, professor, escuteiro e vice-presidente do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama. “É alguém que se tem revelado um grande amigo que nos tem ajudado incansavelmente, tendo sido até convidado por mim para ser dirigente do grupo”, revelou emocionado João Rasquinho.

A singela cerimónia decorreu no âmbito de uma ação de convívio dos Escoteiros que teve inicio no Parque Urbano de Albarquel, com canoagem, atividade que contou com o apoio dos Escuteiros Marítimos, seguida de um almoço convívio no Parque de Merendas de São Paulo, onde foram entregues as lembranças.

Durante este Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Grupo 261 – Setúbal-Sado recebeu também a promessa de uma jovem Lobita e o compromisso de dois novos dirigentes. “Esperamos que estes três elementos sejam exemplos do que é ser um bom cidadão no serviço e na forma como servem o próximo, sem esperar recompensa”, sublinhou o Escoteiro-Chefe de Grupo.

A comemoração terminou com um agradecimento aos dirigentes: Mónica Ramos, Alexandra Freitas Pereira, Lina Ortiz, e aos Chefes João Nogueira, Sandra Bilro e David Ramos, que receberam exemplares dos livros "Escotismo para Rapazes", escrito pelo fundador do Movimento Escoteiro por Baden-Powell, e “O Segundo Livro da Selva”, do Prémio Nobel Rudyard Kipling.