Comércio e Indústria celebra centenário

O União de Futebol Comércio e Indústria (UFCI) festejou, nos dias 24 e 25 de junho, o seu centésimo aniversário, com um programa de comemorações que incluiu uma cerimónia solene, no salão nobre dos Paços do Concelho e uma corrida que percorreu as artérias da freguesia de São Sebastião.

A data histórica do clube, fundado em 24 de junho de 1917, foi assinalada com uma sessão solene, no dia 24, onde, na presença de autarcas, movimento associativo, sócios, amigos e simpatizantes, Vítor Augusto, presidente da Mesa da Assembleia Geral do UFCI recordou alguns dos momentos altos da vida do clube que quer agora “regressar à ribalta”, revela o dirigente.

Durante a cerimónia, que contou também com intervenções da presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira e de Francisco Cardoso, presidente da Associação de Futebol de Setúbal, foram reconhecidas, com o diploma de honra do centenário, algumas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Setúbal, a Junta de Freguesia de S. Sebastião, a União das Freguesias de Setúbal e a Associação de Futebol de Setúbal.

Foram ainda homenageados alguns dos protagonistas dos cem anos de história alvinegra, tais como os fundadores do clube, “o magriço” Jaime Graça, Virgínia Gomes, António Cangarinhas, Fernando Lage, Jaime Anjos, Fernando Marques, entre muitos outros, sem esquecer as várias secções das modalidades e até a participação do clube nas marchas populares.

O antigo jogador e treinador José Mourinho foi também uma das figuras laureadas. Embora longe, o melhor treinador do mundo enviou, via correio eletrónico, os parabéns ao clube onde diz ter decidido que “não queria ser um jogadorzinho, mas um treinadorzão! Cada experiência vivida no Comércio fez de mim uma pessoa melhor”, revelou, acrescentando que o clube alvinegro terá sempre “um lugar especial na minha história”.

Durante a manhã do dia 25, inserida no programa das comemorações do centenário, que se prolonga até ao dia 24 de junho de 2018, decorreu a Corrida do Centenário, organizada pela secção de atletismo do União Futebol Comércio e Indústria, com o apoio da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de S. Sebastião e da Associação de Atletismo de Setúbal.

Cerca de 200 pessoas participaram no evento, dividido em três provas: mini-corrida miúdos UFCI, para crianças dos 5 aos 12 anos; corrida de 10 quilómetros e caminhada de 6 quilómetros, todas com partida e chegada ao Campo de Jogos da Bela Vista, com percurso urbano pelas artérias da freguesia de S. Sebastião.

“O centenário mereceria uma festa interessante destas”, expressou Luciano Correia, um dos responsáveis pela organização da corrida, mostrando-se satisfeito com o resultado final e a apreciação dos participantes que “gostaram do percurso”, embora revele que “há aspetos a melhorar” numa próxima iniciativa.

Nélson Cruz, do Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo, ocupou o primeiro lugar do pódio na categoria masculina, enquanto Sofia Monteiro, do Clube Olímpico de Oeiras, foi a primeira atleta feminina a cortar a meta. Foram igualmente premiados António Borba e Gonçalo Dias, respetivamente o atleta mais velho (72 anos) e o mais novo (14 anos) a completar a corrida. A organização decidiu também oferecer um prémio especial ao participante na centésima posição. Na categoria de equipas, o destaque foi para o Clube Pedro Pessoa Escola de Atletismo que alcançou o topo da classificação.