Moradores voltam a organizar festa no Bairro

Após o sucesso da primeira edição, o jardim do Bairro Afonso Costa voltou a ser palco de uma grande festa organizada por um grupo de moradores, com o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião e da Câmara Municipal. O evento, onde imperou o convívio e a animação, contou com a participação de largas dezenas de moradores.

“O melhor que podemos fazer pela democracia participativa é não ficar à espera que as instituições nos ofereçam aquilo que quiserem, mas sim construir aquilo que achamos que merecemos, obrigando essas entidades a ceder todos os meios necessários para a sua realização”. A afirmação é do presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, que enalteceu a iniciativa do grupo de moradores.

Durante a festa, Nuno Costa renovou todo o apoio da autarquia à iniciativa e “a outras organizações deste género” que para o responsável são um bom complemento às atividades organizadas e promovidas pelo poder local. “Se tivermos moradores organizados a desenvolverem as suas atividades, indo ao encontro das suas legítimas expetativas, então temos certamente uma sociedade melhor”, expressou, adiantando a intenção de criar, caso seja eleito para mais um mandato, “um projeto de acompanhamento à organização e participação de moradores, com o objetivo de estender o que se passa aqui a todos os outros bairros da freguesia”.

Este ano o evento começou mais tarde, pelas 19 horas, para evitar o calor, no entanto, o horário, que se estendeu até à 1h da manhã, parece ser escasso para o número de pessoas que querem participar na animação. “As solicitações são tantas que já estamos a pensar prolongar a festa por mais um dia, no próximo ano”, explicou Hugo Piedade, que integra o grupo de cinco moradores responsáveis pela organização.

Uma arruada com a Fanfarra do Agrupamento 64 dos Escuteiros de S. José abriu as hostes, seguido de uma aula de zumba, com as instrutoras Carla Bordalo e Vanessa Fonseca. O grupo de Taekwondo do Grupo Desportivo Independente voltou a marcar presença, com uma demonstração da modalidade pelo mestre Armando Silva e os seus jovens alunos. A dança também esteve presente no evento, com um bailado por alunos do Estúdio de Dança Kelly Nakamura e pelo grupo Hip hop Beat Crew, do ACM da Bela Vista.

A noite foi igualmente animada pela atuação da fadista Susana Martins e pela música ao vivo do vocalista e organista Ricardo Silva que gentilmente também se responsabilizou pelo som da festa, tal como aconteceu na edição anterior.

Bifanas e entremeadas assadas na hora foram o petisco mais apetecido da festa, onde também reinaram as farturas, pipocas, algodão doce e bolos à fatia, servidos nas banquinhas montadas para o efeito, onde também houve lugar para rifas e artesanato.