Escarpas de Santos Nicolau em festa até 16 de julho

Começou no passado dia 7 de julho a 15ª edição da Festanima, a maior festa popular do concelho de Setúbal, que decorre nas Escarpas de Santos Nicolau até ao próximo dia 16 de julho, com muita animação, gastronomia e convívio salutar.

A sessão de abertura da 15ª Festanima realizou-se este ano na sede do Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau, no dia 7 de julho, local de partida de uma arruada, com membros do movimento associativo da freguesia, autarcas e populares, até ao recinto da festa, ao som da Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense, que acompanhou a comitiva.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) realçou o caráter único de “participação popular” da Festanima, feita “por e para o movimento associativo”. “Esta festa cresceu, desenvolveu-se e hoje temos uma festa muito melhor!”, expressou Nuno Costa. Para tal muito contribuiu a Junta de Freguesia de S. Sebastião que “cumpriu o compromisso eleitoral de criar melhores condições para realizar a festa e aumentar a sua comparticipação financeira”. Este ano, a autarquia concretizou o maior investimento programado, com a aquisição de um novo palco para a festa, que já foi estreado na noite de 7 de julho, com a atuação do Grupo Banza.

Este ano foram também inauguradas as infraestruturas de esgotos, canalização e instalação elétrica, numa obra conjunta entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, que permite que a festa possa ser rapidamente implantada. Após agradecer aos trabalhadores de ambas as autarquias e aos voluntários da Associação de Festas Populares de S. Sebastião por terem conseguido cumprir o desafio de terminar as obras a tempo da abertura da festa, o autarca fez votos de que a 15ª Festanima seja um sucesso, com “dez dias de muita animação”.

Maria das Dores Meira saudou a organização que “mantém de pé e com grande pujança esta festa” e agradeceu a participação do movimento associativo que “mostra que Setúbal é diferente. Mais importante do que o dinheiro que as coletividades ali colhem para se autofinanciarem, é o que aprendem uns com os outros, a criação de afetos e de proximidade”, manifestou a presidente da Câmara Municipal.

Por seu lado, Madalena Lopes, presidente da direção da Associação e Festas Populares de S. Sebastião, responsável pela organização do evento, revelou estar muito feliz com a aquisição do novo palco e das infraestruturas que “estão a funcionar que é uma maravilha”, disse, agradecendo à JFSS e mais concretamente “ao grande homem que é este presidente”, assim como à presidente da Câmara Municipal. A ambos, a responsável entregou lembranças. A terminar a sessão, Madalena Lopes apresentou o hino da Festanima, com música da autoria de Artur Jordão e letra de Bruno Frazão.

A oferta gastronómica das dez tasquinhas, exploradas por coletividades da freguesia, são um dos maiores atrativos desta festa, na qual participam: Associação de Moradores Luta do Povo, G. D. Independente, G. D. Os Amarelos, Sport Clube do Sado, Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, São Domingos Futebol Clube, Associação de Festas Populares de São Sebastião, Núcleo Bicross de Setúbal, Curvas Futebol Clube e Clube de Futebol Os Sadinos.

Todas as noites, a partir das 21 horas, há espetáculos e baile, num programa cultural que termina a 16 de julho numa noite que promete ser memorável, com a atuação de Mónica Sintra, seguida de um espetáculo de fogo de artifício.