Fado encantou setubalenses e turistas no Miradouro de S. Sebastião

Uma aprazível noite de verão, um espaço com uma vista privilegiada para a cidade e o rio, dois músicos de excelência e três grandes fadistas foram os ingredientes de mais uma edição de sucesso do “Fado em Setúbal”, que decorreu a 19 de agosto, no Miradouro de S. Sebastião.

Antes do início do espetáculo, Mónica Leitão, responsável pelo pelouro da cultura da Junta de Freguesia de S. Sebastião que, em parceria com a Câmara Municipal, organizou o evento, expôs dois dos grandes objetivos do projeto. Por um lado, “dar a conhecer os artistas e músicos setubalenses que “têm uma categoria tão grande ou superior aos de renome nacional”. Por outro, “mostrar espaços da freguesia, como este miradouro que é lindíssimo, está muito bem conservado e tem uma vista fantástica”.

“Em Setúbal também temos coisas boas, não precisamos de ir para a capital para nos divertirmos e vermos coisas bonitas”, rematou a autarca, adivinhando “uma excelente noite de fados e de convívio à setubalense!”.

Cerca de 150 pessoas encheram a plateia, composta por moradores locais e turistas portugueses, mas também por muitos estrangeiros que passavam e paravam para contemplar o espetáculo e até filmá-lo como recordação. Embora não compreendessem a língua, os seus rostos espelhavam emoção e encanto para com este género musical tradicional português, património imaterial da humanidade.

Coube à veterana Maria Madalena abrir as hostes, com o seu género tipicamente castiço e irreverente.

Seguiu-se Otaviano Sales que com a sua boa disposição e carisma animou o público, tendo também protagonizado um dos momentos mais ternurentos do espetáculo, quando solicitou a participação júnior de Rafael, um menino de 5 anos que mostrou muita garra e genica a cantar o fado, num dueto memorável.

A singular voz de Susana Martins foi outro dos trunfos deste evento. A jovem puxou bastante pela participação do público que a acompanhou com palmas e cantarolando o refrão de alguns dos fados mais conhecidos, cuja letra parecia estar na ponta da língua.

Como sempre, os músicos Manuel Carlos e Carlos Pinto acompanharam os artistas, na guitarra portuguesa e na viola de fado, respetivamente.

As próximas noites de fado em S. Sebastião realizam-se no jardim do bairro Afonso Costa, a 25 de agosto e no dia 8 de setembro, no jardim de Monte Belo.