Associação de Acordeonistas de Portugal representada em festival algarvio

A Associação de Acordeonistas de Portugal (AAP), sedeada na freguesia de S. Sebastião, marcou presença no Festival de Acordeão João César, que decorreu no dia 19 de agosto, em Portimão.

Coube ao jovem acordeonista Tiago Inácio representar a AAP neste festival, organizado pela Rádio Alvor FM, Junta de Freguesia e Câmara Municipal de Portimão, que presta homenagem a João César, músico e compositor autodidata que se tornou num ícone da música no Algarve.

Do cartaz do evento, onde atuaram os acordeonistas José Dias, Jorge Alves, Luís Mira, Marlene Mateus e Ricardo Alves, destacamos, obviamente, a participação de Tiago Inácio, músico natural do Barreiro que começou a tocar acordeão aos 11 anos de idade. Atualmente com 22 anos, já conta com duas vitórias no Concurso de Acordeão de Santiago da Guarda, Ansião, em 2015 e 2016, no nível mais elevado, e ainda com o prémio do público do Festival de Acordeão de São Sebastião, em 2015.

Perante uma Alameda da República repleta de público, Nuno Guerreiro Soares, presidente da direção da AAP, congratulou a organização daquele festival algarvio que “ajuda a divulgar o acordeão”. O dirigente associativo entregou lembranças, em nome da Junta de Freguesia de S. Sebastião, representada no local pelo vogal Possidónio Chitas, ao presidente da Junta de Freguesia de Portimão, Álvaro Bilra e aos organizadores/apresentadores Júlio Ferreira e Ricardo Coelho, da Alvor FM.