Escarpas de Santos Nicolau em preparação para receber 16ª Festanima

A grande festa popular do concelho tem início esta sexta-feira, na varanda para o Estuário do Sado e a Serra da Arrábida – as Escarpas de Santos Nicolau, numa edição que promete dez dias de muita animação, com um cartaz musical apelativo, gastronomia e fogo de artificio que encerra as festividades, à meia-noite de 15 de julho.

“Esta é a maior festa popular do concelho e é um prazer tremendo que seja o próprio movimento associativo a organizá-la, numa lógica de participação ativa”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada no dia 2 de julho.

Nuno Costa referiu que os compromissos da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal para com esta festa foram cumpridos, sendo que, dos desafios a que se propuseram apenas falta cumprir o da requalificação da avenida Belo Horizonte, obra que está atualmente em curso, levada a cabo pela Câmara Municipal, com recurso a fundos europeus.

O autarca salientou o reforço financeiro que a JFSS tem dado à iniciativa, sendo que nos últimos 5 anos a comparticipação passou de 1500 para 6 mil euros. “Só não é mais porque temos realizado investimentos para tornar a festa plenamente autónoma”, explica Nuno Costa, apontando a aquisição de um palco, vedações, mesas e bancos, materiais que hoje permitem que a festa seja independente. Outro dos desafios ganhos foi o provimento do local da festa de infraestruturas (eletricidade, esgotos, água canalizada) que facilitam a sua implantação.

“Falta apenas a requalificação da melhor varanda para uma das mais belas baías do mundo”, revela o autarca de S. Sebastião, obra que envolve vários arruamentos do bairro Santos Nicolau e que, de acordo com o autarca, deverá estar pronta até ao final do ano.

“Terminados estes investimentos, talvez estejamos em condições de, para o ano, aumentar a comparticipação financeira”, concluiu o presidente da JFSS, fazendo votos de que a Festanima continue a crescer, com mais visitantes e um cartaz cada vez mais ambicioso, sem perder, no entanto, a sua sustentabilidade e a organização do movimento associativo.

A presidente da direção da Associação de Festas de S. Sebastião, que organiza a Festanima, salientou o “vasto e recheado leque de artistas” desta 16ª edição, que contribui “para o sucesso da nossa grande festa, que atrai a população do concelho e seus turistas”. Madalena Lopes agradeceu a todos os que tornam a iniciativa possível, com especial ênfase para o apoio dado pela Câmara Municipal e pela JFSS, na pessoa “humilde, sincera, humana e compreensiva” do seu presidente, Nuno Costa, a quem a dirigente agradeceu “o apoio incondicional à festa”.

Confiante, Madalena Lopes revela que a associação tem boas expectativas para esta edição, uma vez que a festa tem vindo a receber cada vez mais visitantes. Nos últimos dois anos, passou de 22 mil para 30 mil visitantes, esperando-se que possa atingir os 40 mil este ano.

Preservando um saldo orçamental positivo nos últimos quatro anos, a iniciativa tem conseguido manter-se livre de dívidas e trazer de volta, das últimas duas edições, o sempre tão aguardado fogo de artifício, que, de acordo com a organização “veio para ficar”.

Toy, Vozes do Fado Rio Azul, Ricardo Savedra, André Patrão, Luís Rosa, Alfa Trio, Banda Contraponto, Ana Rita, Paulo Ribeiro, são apenas alguns dos muitos artistas que vão animar as noites nas Escarpas de Santos Nicolau, onde também têm destaque áreas expositivas com pintura ao vivo, artesanato e arranjos florais.

A festa vai contar com nove tasquinhas, exploradas por nove coletividades da freguesia, que com as verbas angariadas conseguem viabilizar as suas atividades e projetos. Associação das Festas Populares de São Sebastião; União Futebol Comércio e Indústria; São Domingos Futebol Clube; Núcleo Bicross de Setúbal; Clube de Futebol Os Sadinos; Associação de Moradores Luta do Povo; Grupo Desportivo “Os Amarelos”; Núcleo de Amigos do Bairro Santos Nicolau; Sport Clube do Sado; são estas as coletividades que participam este ano na Festanima, certame que abre às 18 horas de dia 6 de julho e que encerra à meia-noite de 15 de julho.

A sessão solene de abertura decorre na sede do Grupo Desportivo Os Amarelos, pelas 19 horas, seguida de um cortejo até ao centro da festa, acompanhado pela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense e pela marcha do Bairro Santos Nicolau.

Aceda à programação completa da 16ª Festanima AQUI.