Festanima “a bombar” no primeiro fim de semana

As Escarpas de Santos Nicolau voltam a receber milhares de visitantes, atraídos pela boa gastronomia, pelos espetáculos e pela magnífica panorâmica oferecida pela melhor varanda para uma das mais belas baías do mundo. Durante o primeiro fim de semana, o certame esteve sempre repleto de setubalenses e turistas que, à volta das mesas, se banquetearam com os petiscos confecionados pelas coletividades.

A grande festa do associativismo da freguesia de S. Sebastião arrancou na sexta-feira à noite, cumprindo mais uma vez a tradição, com uma sessão solene no Grupo Desportivo Os Amarelos, seguida de cortejo pelas ruas do bairro Santos Nicolau, com a Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense. “Não há nada mais popular que uma festa organizada pelo movimento associativo, inaugurada a partir da sede de uma coletividade, com uma banda filarmónica a percorrer as ruas do bairro”, expressou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) durante a cerimónia de abertura.

“Para nós é uma grande satisfação termos um movimento associativo suficientemente eclético para organizar uma festa desta dimensão”, revelou Nuno Costa, salientando que a Festanima, organizada inteiramente pelo movimento associativo, através da Associação de Festas Populares de S. Sebastião, “não é só diversão”, uma vez que “vir a esta festa é também apoiar as atividades de cultura e desporto que as coletividades desenvolvem durante o ano inteiro”.

O presidente da JFSS enalteceu “a força, energia e criatividade” das coletividades da freguesia que “permitem que esta festa seja uma realidade” e agradeceu o empenho dos trabalhadores da autarquia que refletem o “profundo compromisso que temos com a construção desta festa”, assim como o “imenso apoio” da Câmara Municipal.

O autarca recordou que um dos objetivos para o evento, era torná-lo autónomo, compromisso que já foi plenamente atingido, através de um conjunto de investimentos significativos por parte da JFSS. “Os investimentos estão feitos, agora estamos em condições de começar a perspetivar uma maior dotação financeira, ajudando a organização a concretizar o objetivo de tornar o cartaz cada vez mais ambicioso”, indicou Nuno Costa.

Por seu lado, o vereador Ricardo Oliveira lançou palavras de agradecimento ao movimento associativo que “todos os dias desenvolve e transforma a nossa cidade”, e sem o qual “Setúbal não seria a cidade participada de que todos gostamos”. O vereador concluiu que “Setúbal só tem a agradecer à freguesia de S. Sebastião, às coletividades de S. Sebastião e à população de S. Sebastião por trazerem mais vida e mais riqueza ao nosso concelho”.

Ansiosa por dar “o grande arranque de dez dias de grande sucesso”, a presidente da Associação de Festas, Madalena Lopes, agradeceu a participação do movimento associativo e de todos os feirantes presentes no certame. “Esta festa é para todos vós, aproveitem, divirtam-se e não faltem aos espetáculos, porque vamos ter maravilhosos artistas em palco (mais de 50)”, manifestou a dirigente associativa.

Ainda antes do cortejo, o presidente da JFSS convidou os presentes a degustar o Bocagiano, um pastel de chocolate e laranja que a Junta de Freguesia irá lançar durante o próximo fim de semana, na Festanima.

À chegada à festa, em plena Av. Belo Horizonte, a banda da Capricho Setubalense continuou a atuar, dando o mote à festa. Continuando a animação, a madrinha da marcha do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, acompanhada por três marchantes, entoou a atual marcha da coletividade, que concorreu, mais uma vez às Marchas Populares de Setúbal, assim como a saudosa marcha de 1989.

As mesas já estavam muito bem compostas com comensais desejosos de experimentar as diversas iguarias, desde as carnes assadas (bifanas, entremeadas, couratos, etc.), ao marisco (lamejinhas, camarão, choco frito, salada de polvo), passando pelos enchidos e pelos doces. Além das tasquinhas, a festa inclui também stands de artesanato, licores, fogaças de Palmela, Bolacha Piedade, farturas, filhoses, etc.

Os primeiros dias da festa contaram com as atuações de Ricardo Savedra, João Carlos, Carlos Monte Negro, João Tendeiro, Grupo Santiago Olodum e André Patrão. A animação prossegue hoje com uma aula de Zumba, pelas 20h30, seguida de baile com Star Band, às 21h30. Amanhã o palco abre às 20h30 com o Rancho Infantil de Poceirão e, pelas 21h30, Luís Rosa anima um baile. Na quarta-feira, a festa será animada por mais um conjunto de grandes artistas setubalenses, a partir das 21 horas, com “Vozes do Fado Rio Azul” que inclui atuações de Susana Martins, Sara Margarida, Ramiro Costa, Maria Caetano, Maria do Céu, Eugénio Almeida, Inês Pereira, Carla Lança, Joana Lança, Nuno Rocha, acompanhados à guitarra por Manuel Casalão e à viola por Carlos Pinto.