Fado sai à rua no bairro da Terroa

O largo junto à rua do Louro, no bairro da Terroa, voltou a ser o palco escolhido para a realização de uma noite de fados, a 11 de agosto, proporcionada por artistas setubalenses, no âmbito do projeto “Fado em Setúbal”, organizado pela Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Eugénio Almeida, Joana Lança e Sara Margarida foram os fadistas que levaram o fado aos cerca de 70 populares que se juntaram na rua, sem contar com as restantes dezenas de pessoas que apreciaram o espetáculo a partir das janelas e varandas de suas casas.

Desde os fados mais tradicionais e melancólicos como “Enigma” e “Não rias”, aos mais populares como “Bailarico Saloio” e “Maria Lisboa”, passando por canções que todos conhecem, tais como “Sou do Fado” e “Tudo isto é Fado”, os três artistas deliciaram a audiência com temas diversos do repertório fadista, acompanhados pelos músicos Eduardo Silva e Manuel Carlos.

Descentralizar a cultura e levar alegria e companhia à população, nos diferentes bairros, é o principal objetivo deste projeto de proximidade, pelo qual a Junta de Freguesia de S. Sebastião tem um grande apreço.

Este ano, com vista a ampliar o alcance deste projeto, que vai já na 4ª edição, a JFSS, em colaboração com o município, organiza mais um programa cultural de proximidade. O “S. Sebastião em Festa”, que se iniciou no dia 3 de agosto e que continua até ao fim do mês, está a animar o Jardim do Monte Belo e o Miradouro de S. Sebastião com um programa semanal. Uma novidade que tem sido muito bem acolhida pela população.

“Com esta iniciativa conseguimos manter, em dois bairros da freguesia, uma programação ao longo do verão, para animar as nossas vidas, fortalecer as redes de vizinhança e a coesão do tecido social”, indica o presidente da JFSS.

Assim, para além do Fado, a população da freguesia, e não só, tem a oportunidade de usufruir, gratuitamente, de outros espetáculos, bailes, projetos musicais de intervenção, e até da projeção de um filme “muito especial que desde já convido todos a ver”, expressa Nuno Costa. “Miradouro” é o título da película, de João Bordeira e Sérgio Braz D’Almeida, cujos protagonistas são os moradores do bairro de S. Domingos. Este documentário ficcionado é um projeto de intervenção social cofinanciado pela JFSS e produzido Centro Comunitário de S. Sebastião.

O Jardim do Bairro Afonso Costa, é o próximo local a acolher o “Fado em Setúbal”, no dia 18 de agosto. Alameda das Palmeiras e Miradouro de S. Sebastião são os outros locais da freguesia que, até 7 de setembro, recebem noites de fados, com entrada livre e sempre a partir das 21h30.