Bairro de S. Domingos escutou “Fado em Setúbal”

Dezenas de pessoas saíram à rua na noite de sexta-feira, 7 de setembro, para desfrutar da última noite de fados ao ar livre de 2018, em S. Sebastião, no âmbito do programa “Fado em Setúbal”, promovido pela Junta de Freguesia e pela Câmara Municipal.

O Miradouro de S. Sebastião, no bairro de S. Domingos, foi palco da derradeira noite fadista promovida pelas autarquias, nos bairros da freguesia de Bocage, em mais uma edição do “Fado em Setúbal”, iniciativa que continua a levar a alma portuguesa a todos os cantos do território setubalense.

“Espero que gostem deste espetáculo de grande qualidade, com músicos e fadistas da nossa cidade, que nos presenteiam com uma noite magnifica”, expressou Ana Bordeira em representação do executivo da JFSS, que agradeceu a colaboração dos artistas “que nos honram com o seu dom de cantar e partilhar a sua música connosco”.

Sara Margarida, Eugénio Almeida e Joana Lança, acompanhados à guitarra portuguesa por Manuel Carlos Casalão e à viola de fado por Vítor Pereira, proporcionaram um concerto memorável às várias dezenas de espetadores que se reuniram junto ao Miradouro.

“Disse-te adeus”, “Ai Mouraria”, “Enigma”, “Bailarico saloio”, “Maria Lisboa”, “Guitarra”, “Ser Fadista”, foram alguns dos temas que conduziram o público numa pequena viagem pelo vasto e riquíssimo reportório fadista.

Destaque também para o poema “Longe de ti não fico”, do autor sadino José Raposo, interpretado pela jovem Joana Lança, que versa sobre a identidade setubalense, os seus bairros e a relação da cidade com o fado. Esta é uma das canções que fazem parte do projeto musical “Cantar Setúbal em Fado” que junta quatro vozes femininas: Joana Lança, Carla Lança, Sara Margarida e Susana Martins. O quarteto dá ainda voz a poemas originais de Alexandrina Pereira, José Gago, João Imaginário, Natália Abreu, Mário Soeiro, Nicolau Tavares, José Crispim e Rui do Cabo.

Embora este tenha sido o último espetáculo do programa em S. Sebastião, que nesta edição passou por cinco bairros diferentes, o “Fado em Setúbal” encerra com um grande concerto, com todos os fadistas e músicos que participaram no programa, a realizar no dia 16 de setembro, na Praça do Bocage. “Estão todos convidados para participar no encerramento desta iniciativa que, prometemos, está para durar!”, indicou Ana Bordeira, concluindo que “certamente para o ano estaremos de volta para mais noites de fado”.