Junta de Freguesia presta homenagem a atleta paralímpico

Ângelo Miguel Pais foi o atleta homenageado na 12ª Edição da Corrida da Liberdade, que decorreu na manhã de 25 de abril, no Parque da Lanchoa.

Participante habitual na prova, promovida pela Junta de Freguesia de São Sebastião (JFSS) e pelo movimento associativo, o atleta foi homenageado, não só pelos seus inúmeros sucessos desportivos, nacionais e internacionais, mas sobretudo por ser um exemplo de “perseverança, esforço e dedicação”, assim como “pela forma solidária e fraterna como está no desporto”, afirmou o presidente da JFSS.

“Estou muito contente por estar aqui e agradeço esta homenagem que foi inesperada”, expressou Ângelo Pais, que adiantou estar atualmente focado na preparação para os Jogos Paralímpicos.

Considerado Melhor Atleta de Desporto Adaptado de Setúbal 2016, Ângelo Pais foi convocado para a Seleção Nacional de Andebol Adaptado, na Época 2016-2017, modalidade em que foi Campeão Europeu e Bi-Campeão da Zona Sul. No atletismo foi Campeão do Mundo de Pentatlo, nos Jogos Especiais Olímpicos, em Los Angeles. O atleta setubalense destaca-se ainda na equitação, onde venceu, por duas vezes, o Campeonato Nacional de Equitação Special Olympic Portugal, no escalão A; foi também vencedor da prova de equitação especial de Santarém, na Escola Superior Agrária e alcançou ainda o primeiro lugar nas Olimpíadas da Equitação Adaptada, em Ponte de Lima, nas provas de gincana e volteio, no escalão mais alto.

Destacamos também a participação do ex-atleta profissional José da Luz, homenageado numa edição anterior do evento, que entregou alguns prémios da 12ª Corrida da Liberdade. Durante 12 anos como atleta de alta competição, nos quais representou nove clubes, entre os quais o Vitória F.C. e o G.D. Independente, José da Luz sempre fez questão de participar na Corrida da Liberdade, desde a primeira edição, tendo vencido todas as edições em que participou competitivamente.