“Caminhadas de S. Sebastião” promove visita ao Convento de S. Paulo

A 20ª e última caminhada do programa “Caminhadas de S. Sebastião 2018”, promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), em parceria com a Associação de Atletismo Lebres do Sado, realizou-se na manhã de 30 de setembro e proporcionou uma visita ao Convento de S. Paulo a cerca de 90 pessoas.

O Parque de Merendas de S. Paulo foi o ponto de partida para a 20ª Caminhada de S. Sebastião, cujo percurso de cerca de 7 quilómetros incluiu uma visita guiada ao Convento de São Paulo de Alferrara, construído numa das encostas da Serra da Arrábida, na fronteira entre os concelhos de Setúbal e Palmela.

A propósito do fim da 4ª edição do programa de caminhadas, o presidente da JFSS agradeceu a parceria da Associação de Atletismo Lebres do Sado e dos seus colaboradores, cujo “empenho e dedicação foram fundamentais para atingir os objetivos desta atividade”, nomeadamente “proporcionar uma relação mais próxima da comunidade com o património natural e, neste caso, com o património edificado da região, além de inspirar hábitos de vida mais saudáveis na população”.

Após ter sido parcialmente recuperado pela Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), o monumento do século XIV reabriu ao público em junho de 2017 e assim continua permitindo que seja visitado, gratuitamente, por todos.

Durante hora e meia, os cerca de 90 participantes, dos 7 aos 70 anos de idade, tiveram a oportunidade de conhecer o interior do edifício e observar as áreas restauradas, nomeadamente a nave da igreja, o claustro, a cozinha e o antigo refeitório que deu origem a uma grande sala de reuniões, com vista para a deslumbrante paisagem. O percurso incluiu também uma passagem pelo Convento dos Capuchos edificado no século XVI, a uns escassos 300 metros do Convento de S. Paulo.

Os caminhantes prosseguiram pela encosta, subindo pelo Vale dos Barris, Moinho da Páscoa e Grelhal, retornando depois ao Parque de Merendas de S. Paulo para um lanche convívio onde o presidente da Junta de Freguesia e um representante da direção da “Lebres do Sado” comemoraram, com uma troca simbólica de presentes, quatro anos de parceria entre as duas entidades.