Atleta da freguesia ganha Torneio Nacional de Patinagem

João Cruz, atleta do Clube Patinagem do Sado (CPS), foi o vencedor do Torneio Nacional de Benjamins 2018, na especialidade de patinagem livre. Com apenas 9 anos de idade, este jovem setubalense, residente na freguesia de S. Sebastião, arrecadou igualmente, o 1º lugar a nível distrital e ainda saiu vitorioso de duas competições internacionais de patinagem artística.

O empenho e a paixão com que se dedica à modalidade, que pratica desde 2016, são duas das características que fazem de João Cruz um atleta nato e praticamente invicto em todas as competições em que participa. Pequeno em estatura, mas grande em talento, o “Joãozinho”, como carinhosamente é tratado pela mãe, Cláudia Almeida, é dono de uma grande capacidade artística, técnica e física. “É um atleta completo!”, afirma o treinador, Luís Gonçalves, assumindo que nunca treinou alguém “tão novo e com tanta qualidade”.

O impulso para a prática da modalidade surgiu durante a observação de um treino da irmã Eva, de 12 anos de idade, também ela atleta do Clube Patinagem do Sado. “A partir daí não parou mais!”, indicou a mãe, orgulhosa. Na verdade, as mais de 10 horas semanais de treino não são suficientes para saciar a vontade que João Cruz tem de patinar. Apesar de praticar todos os dias, as tardes de domingo em família são muitas vezes passadas no Jardim de Monte Belo, de patins nos pés.

“Patinar faz-me feliz e tento sempre dar o meu máximo”, expressa o campeão que, com toda a humildade, compete sempre para alcançar o primeiro lugar do pódio. “Quero fazer cada vez melhor”, diz, revelando que, quando tiver idade suficiente (18 anos – escalão júnior), quer ser Campeão Mundial de Patinagem Artística. Por agora, os objetivos passam por ganhar o Torneio Distrital 2019 e ser apurado novamente para o Torneio Nacional, desta vez no escalão infantil, já com 10 anos de idade.

A expectativa do treinador para esta competição nacional é a de que “ele se mantenha ao nível dos outros e se ficar entre os três primeiros vai ser fantástico”. O grande objetivo, a médio prazo, “é que ele seja Campeão Nacional Infantil em 2020”, título que lhe dará o passaporte para a Taça da Europa e outros campeonatos europeus.

Para o CPS, “que nunca teve um atleta benjamim a nível distrital, muito menos nacional”, este é um “motivo de orgulho”, garante Luís Gonçalves, para quem este foi também o primeiro título nacional, enquanto treinador principal. O jovem formador, que chegou ao CPS em fevereiro deste ano, agradece “a ajuda fantástica” da Junta de Freguesia de S. Sebastião, da J.F. do Sado e da Câmara Municipal. “O João é um dos 110 diamantes que estamos a lapidar. Ele é o maior exemplo de dedicação pessoal, mas também deste clube, e das autarquias que nos ajudam a ter sucesso”, expressa, indicando que o treino no Pavilhão das Manteigadas, edifício cedido pela Câmara Municipal, faz toda a diferença e ajuda muito na evolução dos atletas.

Um pouco mais sobre João Cruz:

Nasci e resido… em Setúbal, na freguesia de S. Sebastião;
Frequento o 4º ano… na Escola Básica dos Pinheirinhos;
Iniciei-me na patinagem artística… aos 8 anos de idade;
Gosto de passear… em família, pelo Jardim do Monte Belo e pelo Parque Urbano de Albarquel;
Não me canso de comer… peixe assado;
Nos meus tempos livres gosto de… descansar, brincar e comer. Adoro cozinhar bolos, fabricar ‘slimes’ (espécie de plasticina viscosa) e ouvir música.