Autarcas dão boas vindas à Comunidade Educativa

A Piscina Municipal das Manteigadas foi o local escolhido para realizar a cerimónia de boas-vindas à comunidade educativa, que teve lugar na passada terça-feira, 4 de outubro, e que contou com a presença de largas centenas de pessoas, entre professores, pessoal não docente das escolas, encarregados de educação, estudantes e autarcas da Câmara Municipal, da Junta de Freguesia de S. Sebastião e demais freguesias do concelho.

O local escolhido não foi por acaso, uma vez que, além de sublinhar o facto de Setúbal ser Cidade Europeia do Desporto 2016, a autarquia pretende que o desporto escolar tenha especial incidência na natação, durante este ano letivo. “Progressivamente queremos estender a aprendizagem desta modalidade a todos os alunos do 3º ano de escolaridade, assim como promover a sensibilização e promoção de desportos náuticos como remo, vela e canoagem para alunos do 4º ano”, adiantou a presidente da Câmara Municipal no seu discurso. Promovendo a saúde e o desenvolvimento harmonioso das crianças e jovens, a autarquia vai também executar projetos com as equipas de desporto escolar e ações de promoção da educação alimentar.

“Incentivar nas nossas crianças e jovens o espírito do voluntariado, cidadania e participação”, através de projetos como “Setúbal Mais Bonita” e “Uma Escola, Um Amigo”, foi outro dos objetivos sublinhados por Maria das Dores Meira.

A autarca relembrou as recentes requalificações de equipamentos municipais como, por exemplo, a Casa Bocage, a Biblioteca Municipal e o Moinho de Maré de Mourisca, com o intuito de colocá-los “ao dispor de toda a comunidade educativa (…) para dar a conhecer a história local, o património arquitetónico, a nossa cultura, costumes e tradições. A construção de uma identidade setubalense e a formação de cidadãos qualificados é uma visão que temos enquanto sociedade educadora que tem na sua população mais jovem a esperança de um futuro melhor, construindo uma cidade onde apetece viver e onde é bom trabalhar”, manifestou a edil.

Ainda neste contexto, a autarquia vai apostar no desenvolvimento de projetos que visam as ciências experimentais, as tecnologias de informação e comunicação e também a educação pela arte, dando continuidade a iniciativas como a Festa da Ilustração e o Festival de Música de Setúbal.

Salientando a ideia de “fazer da educação o nosso estandarte”, a presidente da Câmara Municipal mostrou vontade de “fazer mais, e melhor”, convidando toda a comunidade educativa a “trabalhar por um futuro melhor pelas nossas crianças e jovens, por um concelho limpo, saudável, desenvolvido e próspero”.

No evento, que abriu com um welcome drink, proporcionando o convívio, houve também lugar a uma demonstração de dança hip hop, pelo grupo Music and Movement, classe orientada pela professora Sónia Ribeiro, e animação musical pelo DJ Monchike.