Freguesia substitui pesticidas por produto biológico

A Junta de Freguesia de São Sebastião está, oficialmente, livre de produtos fitofarmacêuticos, com a recente substituição dos herbicidas por um produto cem por cento biológico, à base de vinagre, para controlar as plantas infestantes no espaço público.

A novidade foi alvo de demonstração, no passado dia 18 de março, durante a cerimónia comemorativa dos 464 anos da freguesia, onde um técnico especializado aplicou o produto ecológico em plantas infestantes, no largo Manuel da Luz Graça.  “Este é um controlo que temos que fazer, e este ano vamos fazê-lo de forma mais sustentável e diminuindo a nossa pegada ecológica”, referiu Nuno Costa, presidente da JFSS, explicando que “os resultados não são imediatos, só são visíveis após 5 a 7 horas”.

São Sebastião é, desta forma, a freguesia do concelho pioneira na utilização deste produto que substitui definitivamente e de forma eficaz a utilização de produtos tóxicos e nocivos para o ambiente, dispensando ainda o cumprimento de regras e legislação que dizem respeito à inspeção, certificação e utilização de equipamento especial para a aplicação dos herbicidas. Embora a aplicação do produto à base de vinagre biológico seja semelhante à dos fitofarmacêuticos, o facto deste não ser prejudicial para o ambiente ou para a saúde humana, apenas requer que o técnico use um simples par de botas de borracha, o que torna o processo muito mais simples e económico.