“Setúbal Mais Bonita” embeleza freguesia

A freguesia de São Sebastião foi alvo de várias ações de requalificação urbana, no âmbito da 8ª edição do projeto “Setúbal Mais Bonita”, que decorreu entre os dias 18 e 20 de maio, em todo o concelho.

A intervenção com maior impacto na freguesia foi a reabilitação e pintura integrais dos muros na rua das Barrocas e na rua do Poço das Fontaínhas, junto à escadaria que une as duas artérias, no típico bairro das Fontaínhas. Estes muros foram ainda alvo de uma intervenção artística pelos graffiters Explicit Citizens, com apoio de voluntários.

De um lado da escadaria figura um carapau e, do outro, um choco, representando a fauna do rio Sado, uma ideia proposta pelo grupo de cidadãos “Setúbal, Ambiente e Cidadania” que participa no Setúbal Mais Bonita desde 2011.

Além da pintura dos murais, os voluntários procederam à limpeza de ervas e recolha de lixo, bem como à pintura das letras das placas toponímicas daquele bairro.

Na Escola Secundária D. Manuel Martins, os alunos pintaram os muros do edifício, sito na avenida António Sérgio e continuaram a construir o espaço ajardinado no exterior daquele estabelecimento de ensino, ação que iniciaram em abril, no âmbito da campanha “Seja Jardineiro Por um Dia!”.

A 8ª edição do “Setúbal Mais Bonita”, com mais de centena e meia de intervenções em todo o concelho, envolveu ainda a pintura do campo de futebol da Cova da Canastra, pelo São Domingos Futebol Clube e a pintura do campo de futebol do Grupo Desportivo Os Amarelos. Perto da sede desta coletividade, na praceta das Janelas Verdes, os voluntários também pintaram vasos.

Os campos de jogos da União Futebol Comércio e Indústria e do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, assim como o seu parque infantil, foram igualmente pintados pelo movimento associativo de São Sebastião, no âmbito deste projeto de voluntariado promovido pela Câmara Municipal, em parceria com as juntas de freguesia, com diversos apoios mecenáticos e patrocínios.

A fachada do Centro Sociocultural Elmano Sadino, sito no bairro 2 de abril, onde estão instaladas algumas valências da delegação de Setúbal da Cruz Vermelha Portuguesa, foi também alvo de pintura e os espaços verdes junto ao edifício foram arranjados.

Os moradores da Quinta de Santo António, além de terem pintado muros e procedido à colocação de pilaretes e plantas, junto ao estabelecimento comercial Taberna do Preto, construíram ainda um pequeno canteiro, através do reaproveitamento de paletes.

De referir também a pintura exterior das antigas instalações sanitárias do Parque Verde da Bela vista, com entrada pela avenida Belo Horizonte.