Calçadas requalificadas no bairro Afonso Costa

Uma grande empreitada de requalificação e reparação de calçadas teve lugar no bairro Afonso Costa, contribuindo, substancialmente, para a melhoria da acessibilidade e mobilidade naquele território.

Reparação, substituição e recolocação de calçadas, assim como a correção de abatimentos e de buracos nas mesmas, foram levadas a cabo pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, no bairro Afonso Costa. Estas intervenções vêm no seguimento de uma obra semelhante realizada nos arruamentos do bairro das Manteigadas.

As empreitadas, em ambos os bairros, foram efetuadas com base num levantamento exaustivo de todas as situações a reparar nos pavimentos, em todas as artérias. Um trabalho “de formiguinha” que a autarquia levou a cabo, por considerar que era importante reparar, de uma só vez, todas as situações que pusessem em causa a mobilidade pedonal nestes bairros, altamente populados.

Por se tratarem de situações que necessitam de uma intervenção mais demorada, estão ainda a ser agendadas duas reparações de maior dimensão no bairro Afonso Costa: uma junto ao jardim de infância “O Baloiço”; e outra frente ao jardim do bairro, anexa a um lote de terreno desocupado.

Estas obras, concentradas em bairros mais carenciados ao nível da mobilidade e acessibilidade, vão continuar noutros locais da freguesia, sem, no entanto, colocar em causa a execução de intervenções pontuais e mais dispersas no território.

De referir ainda que a conservação e manutenção de calçadas é uma das competências que o executivo municipal transferiu para a Junta de Freguesia, não para a totalidade da freguesia, mas apenas para uma área restrita do território de S. Sebastião.