Moradores de Vale de Cobro auscultados sobre problemas do bairro

O reforço da iluminação pública e a melhoria da limpeza urbana foram duas das principais necessidades apontadas pelos moradores de Vale de Cobro, reunidos, no passado dia 7, com membros do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião e da Câmara Municipal, no auditório da Escola Básica Luísa Todi.

A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de S. Sebastião promoveram uma reunião com moradores do bairro de Vale de Cobro, com o objetivo de ouvir a população residente nesta zona sobre questões de interesse local, à semelhança do que tem acontecido um pouco por todo o concelho.

Neste encontro, os moradores participantes demonstraram algumas preocupações relativamente à iluminação noturna do bairro que, em determinadas áreas, é considerada insuficiente, podendo causar alguns incómodos. A via que liga a rua da Eletricidade à rua da Cascalheira que, por sua vez, desemboca na avenida Álvaro Cunhal, foi um dos pontos críticos apontados.

Sobre esta questão, os autarcas da Câmara Municipal comprometeram-se a substituir, durante o próximo ano, as luminárias do bairro por LED, em colaboração com a EDP, e a avaliar a colocação de iluminação provisória na estrada que dá acesso à avenida Álvaro Cunhal. A vereadora Carla Guerreiro, responsável pelo Pelouro do Ambiente e Energia, adiantou que está igualmente previsto o reforço da iluminação pública entre a rotunda do Zéfiro, em Monte Belo, e o Intermarché, intervenção que irá também beneficiar a população de Vale de Cobro.

No que concerne à limpeza, ficou patente a necessidade de reforço de manutenção da vala, o fortalecimento da comunicação com os munícipes sobre o circuito de recolha de monos e a correta deposição de entulhos, assim como o aumento da fiscalização sobre os dejetos caninos.

A mobilidade foi também focada como uma das preocupações dos residentes e, nesse sentido, o vereador das obras municipais, Carlos Rabaçal, decidiu agendar visitas dos técnicos da autarquia ao terreno, sob orientação dos moradores, para avaliar as questões levantadas, nomeadamente ao nível da reformulação de alguns aspetos da rede viária como, por exemplo, a recolocação de sinalética e a deslocalização de passagem de peões. Quanto à problemática do insuficiente estacionamento automóvel, igualmente destacada pelos intervenientes, o autarca revelou que está a ser estudada a possibilidade de criação de dois novos parqueamentos no bairro.

Durante o encontro, houve ainda referência à intenção da Junta de Freguesia de S. Sebastião de instalar aparelhos de ginástica no Jardim das Descobertas durante o atual mandato, indo ao encontro da vontade demonstrada pelos moradores. Esta intervenção está também prevista para o Jardim de Monte Belo Sul, para o Jardim do Bairro Afonso Costa e para o Bairro Humberto Delgado.

A reunião terminou com a constituição de um grupo de moradores, que se voluntariaram a trabalhar mais diretamente com as autarquias, para analisar e discutir as problemáticas e as melhores soluções para as corrigir.