Desbaste e corte ervas no território

A equipa de limpeza e higiene da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), afeta à área rural do território, interveio, desde novembro, em cerca de uma dezena de locais, removendo infestantes de bermas e passeios.

Os trabalhos de limpeza decorreram nos últimos dois meses de 2018 e abrangeram parte da área rural da freguesia, delegada pelo município. Nomeadamente, a Estrada do Vale da Rosa; a Estrada de Algeruz, desde a rotunda que dá acesso ao Cemitério da Paz, até à rotunda do Vale Ana Gomes; a Avenida José Saramago; a Estrada de Poçoilos; e a Estrada de Vale de Mulatas.

Estes foram os locais que receberam recentemente ações de deservagem, no entanto, este é um trabalho efetuado em permanência, durante todo o ano, por duas equipas de limpeza e higiene, uma para a área urbana e outra para a área rural. Sendo que, durante o período compreendido entre março e setembro, estas equipas são reforçadas com uma terceira, composta por dois trabalhadores, que apoiam na limpeza urbana da freguesia.

O facto desta autarquia ter reduzido drasticamente (cerca de 90 por cento) o uso de herbicidas, desde março de 2017, tendo em conta que estes químicos são considerados nocivos para a saúde pública e para o ambiente, tornou mais exigente a tarefa de manter o território livre de infestantes durante um período mais longo de tempo.

Em alternativa à aplicação de produtos fitofarmacêuticos, as equipas da JFSS usam maioritariamente a monda mecânica para controlar as infestantes, o que implica o aumento da frequência de corte e, consequentemente da mão-de-obra. Enquanto que com o uso de herbicidas apenas eram necessárias duas ou três aplicações anuais, com esta alternativa são necessárias muito mais intervenções, pois o método mecânico apenas afeta a parte superficial da planta, que rapidamente volta a crescer.
Os herbicidas são aplicados pontualmente, em algumas zonas onde a proliferação de infestantes é mais intensa. Como complemento a estes dois meios, os trabalhadores aplicam também, em locais mais sensíveis como, por exemplo, junto a escolas ou ao centro de saúde, uma solução cem por cento ecológica à base de vinagre biológico.