Núcleo Bicross ganha as Marchas Populares

Pela segunda vez, o Núcleo Bicross de Setúbal arrecadou o primeiro lugar do concurso das Marchas Populares de Setúbal, após uma atuação brilhante na Praça de Touros Carlos Relvas, no dia 16 de junho.

“O meu objetivo era ficar no pódio mas não estava à espera de alcançar o primeiro lugar porque achei que estávamos todos muito equilibrados, mas dei o meu melhor e fiquei obviamente muito satisfeito com a vitória!”. Foi desta forma que o ensaiador da marcha vencedora reagiu ao resultado, revelado na manhã de domingo.

Esta é a segunda vez que o Núcleo Bicross de Setúbal ganha o concurso, tendo chegado ao 1º lugar em 2014, também com Rui Conceição como ensaiador, ano em que ganharam igualmente os prémios para Melhor Música e Melhor Madrinha.

Três anos depois, a coletividade sai novamente vencedora e conquista o prémio de Melhor Cenografia, algo que teve um gosto ainda mais especial para Rui Conceição, que além de ensaiador foi também cenógrafo, coreógrafo e figurinista desta marcha, sob o tema “Já saiu...O Setubalense!”. “Quis fazer uma cenografia funcional e que contasse a história da marcha e a minha maior satisfação foi perceber que a cenografia que eu tinha idealizado funcionou na perfeição!”, revelou o jovem.

Questionado sobre o que terá cativado o júri na marcha apresentada pelo Núcleo Bicross, Rui Conceição aponta o desempenho na Praça de Touros, “onde tivemos uma atuação brilhante, tanto que o público levantou-se por três vezes para bater palmas”.

O segundo lugar foi atribuído ao Grupo Desportivo Independente, que se apresentou com o tema “Setúbal respira, inspira e flui”, tendo Bruno Frazão como ensaiador. A última marcha a atuar na Praça Carlos Relvas, no dia 17 de junho, recebeu igualmente os prémios de Melhor Letra e Melhor Música, dos autores Alexandre Marcos e António Araújo, respetivamente. A coletividade foi ainda distinguida pela prestação da madrinha Sara Margarida, que ganhou o título de Melhor Madrinha.

A Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense completou o pódio, à qual foram atribuídos os prémios Melhor Figurino e Melhor Coreografia.

De realçar ainda a prestação do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, que se apresentou a concurso na noite de 17 de junho, com o tema “O nosso Bairro, a nossa gente”, coreografado por Acácio Guerreiro e que ficou classificado na quarta posição.

A todas as coletividades participantes a Junta de Freguesia de São Sebastião endereça os sinceros parabéns, realçando, obviamente a prestação do movimento associativo desta freguesia, que mais uma vez conseguiu uma boa classificação no concurso.