Junta de Freguesia atribui Medalha de Mérito ao Núcleo Bicross

O Núcleo de Bicross de Setúbal (NBS) foi distinguido com uma Medalha de Mérito, grau prata, pela Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), no passado dia 18, a propósito do 465º aniversário da autarquia que quis assim reconhecer publicamente os atletas e dirigentes da coletividade que muito têm contribuído para o fomento da prática desportiva na comunidade, mantendo uma conduta exemplar.

A presidente da direção do clube congratulou-se com o galardão e revelou que tem sido com “muita vontade e muito trabalho que temos conseguido cumprir os nossos objetivos” e “levar o nome da nossa freguesia, da nossa cidade, além-fronteiras”. Agradecendo todo o apoio da JFSS, da Câmara Municipal, da Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, da Federação Portuguesa de Ciclismo e de todos os patrocinadores, “parceiros em os quais este sonho seria muito mais difícil”, Olga Xufre dedicou o prémio também aos atletas, seus familiares e treinadores.

A dirigente revelou que um dos próximos projetos do NBS inclui a “ida às escolas do 1º ciclo para mostrar o BMX e aliciar as crianças para uma prática desportiva”, em colaboração com a câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Ciclismo.

O Núcleo de Bicross de Setúbal tem uma identidade moldada por uma experiência em torno do BMX Race, vertente Olímpica do Ciclismo, que se encontra em pleno desenvolvimento um pouco por todo o mundo. Fundado oficialmente no ano 2000, este clube existe desde 1986 resultando da força de vontade de um grupo de adolescentes que, querendo imitar os seus ídolos estrangeiros, começou a fazer manobras com as bicicletas e a construir pistas de terra batida. Hoje já não é bem assim. De norte a sul do país, e até além-fronteiras, este clube e os seus atletas têm levado o nome de Setúbal e da freguesia de S. Sebastião cada vez mais longe e todos os anos elevam a fasquia, querendo sempre alcançar mais.

O objetivo principal deste clube é a promoção e o desenvolvimento do desporto junto das camadas mais jovens, através da Escola de BMX, na formação do "Projeto Escolas" e acompanhamento dos seus atletas em competição, criando um clima de entreajuda e respeito pelo outro e pelo próprio.

O NBS participa regularmente em eventos organizados pela Câmara Municipal e pela JFSS, como a Feira de Santiago, o "Há festa no Parque", as "Férias no bairro", a Colónia de férias da JFSS, a Festanima, o Passeio da Primavera, entre outros, dinamizando atividades voltadas para a população em geral, em prol do desporto e bem estar físico.

A coletividade já foi quatro vezes campeã nacional de BMX Race, nos anos de 1994, 1996, 2005 e 2017, ano em que foram também 2ºs classificados da Taça de Portugal e vencedores da Taça regional de Setúbal de BMX.

Em 2017, o clube participou e organizou, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, Junta de freguesia de São Sebastião, Federação Portuguesa de Ciclismo e Associação de Ciclismo do Distrito de Setúbal, a 3ª e 4ª etapas da Taça de Portugal de BMX, o Campeonato Nacional de BMX e as 3 etapas da Taça de Setúbal de BMX, todas na Pista Municipal de BMX no Parque Verde da Bela Vista.