S. Sebastião Cup volta a primar pelo desportivismo

A 2ª edição do torneio de futebol S. Sebastião Cup decorreu no dia 31 de maio e contou com a participação de mais de uma centena de atletas que mostraram o seu espírito competitivo, mas também o seu desportivismo, num convívio salutar promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria com o movimento associativo e com o apoio da Câmara Municipal.

A competição, que teve lugar no Campo Municipal da Bela Vista e no Campo do N.R.D. Ídolos da Praça, junto à sede da coletividade, juntou um total de 112 atletas, divididos por oito equipas, quatro do escalão Infantil sub-12 e quatro do escalão Veterano.

Após os jogos, vividos com muita emoção tanto dentro, como fora de campo, por jogadores, treinadores e claques, constituídas maioritariamente por familiares, todos os participantes receberam medalhas e todas as equipas troféus, porque, para os organizadores, a participação é mais importante do que a posição no torneio.

G.D. “Os Amarelos” foi a equipa vencedora dos Infantis que combateu numa final renhida com o N.R.D. Ídolos da Praça que ficou no 2º lugar da tabela. A U.F. Comércio e Indústria, vencedora da primeira edição do torneio, conseguiu alcançar o 3º lugar. À equipa alvinegra foi também atribuído o troféu de Melhor Marcador, graças ao jogador Diogo Varela. Já a equipa do S. Domingos F.C., embora tenha ficado em 4º lugar, recebeu o prémio de Melhor Guarda-Redes, atribuído a Luís Sobreiro.

Nos Veteranos, o Sport Clube do Sado foi o grande vencedor. Além do 1º lugar no torneio, a equipa recebeu também dois prémios individuais: um para Mário Moço, considerado o melhor Guarda-Redes; e outro para João Silva, o Melhor Marcador, com 11 golos. O N.R.D. Ídolos da Praça, vencedor do ano passado, foi o segundo classificado, seguido de “Os Amarelos” e do UFCI.

O torneio, homologado pela Associação de Futebol de Setúbal, com arbitragem a cargo do Núcleo de Árbitros de Futebol da Cidade de Setúbal, “é corolário daquilo que acontece o ano todo”, ou seja, representa o trabalho continuado que é feito durante o ano com o movimento associativo, “para o qual contribuímos com Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo e com apoios ao nível logístico e de transporte”, revela o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

O incentivo à prática desportiva continuada e a promoção de hábitos de vida saudáveis são os objetivos mais amplos desta iniciativa, inserida no programa “S. Sebastião Mexe Comigo”, que inclui outras atividades como a Corrida da Liberdade, o Passeio da Primavera, as Caminhadas de S. Sebastião, entre outras.

“Pretendemos transformar a perspetiva de como estamos na vida, tornando-a menos sedentária e de maior participação coletiva nas diferentes atividades, sempre em parceria com o movimento associativo e popular”, explica Nuno Costa. “Desse ponto de vista, este torneio tem sido um sucesso, e embora haja sempre aspetos a melhorar, as pessoas estão muito satisfeitas com a organização e o balanço é muito positivo”, acrescenta o autarca.

O evento, que até agora aconteceu apenas ao nível da freguesia, poderá dar um salto para o nível concelhio já na próxima edição, com mais equipas e com a utilização de mais equipamentos desportivos da cidade. “A ideia é ir alargando a participação, até termos o nosso torneio internacional”, refere Nuno Costa, adiantando que esse objetivo será alcançado “dando passos pequenos, mas firmes”.

Vídeo >>>