|
Desde 2003 que a Junta de Freguesia proporciona às crianças do ensino básico das escolas de S. Sebastião a aprendizagem dos valores da democracia.
O Projecto "Autarquia ao Vivo" iniciado em Janeiro, naturalmente com o apoio dos professores, consiste na simulação de uma Assembleia de Freguesia - realizada no auditório Germano Madeira, sito nas instalações da Autarquia – onde as crianças são, por uma manhã, autarcas agrupados em «forças partidárias» distintas.
Dessa forma, aprendem o elementar sobre o funcionamento de uma assembleia democrática – desde a verificação do número de presenças, à leitura da acta, passando pelo período de antes da «ordem do dia», discussão e votação das propostas - como conhecer melhor a freguesia.
Isto porque, após o plenário, realizado de 15 em 15 dias, os alunos, após lancharem, visitam locais da freguesia, onde decorrem, ou decorreram, obras de requalificação de espaços públicos ou trabalhos de higiene e limpeza.
Antes, porém, da realização da reunião plenária, os alunos são recebidos pelo Presidente do Executivo da Junta de Freguesia, que os guia numa visita às instalações da sede da Autarquia, de maneira a ficarem com uma ideia do funcionamento dos vários departamentos.

|