Crianças de São Sebastião participam em Campos de Férias

Mais de 80 crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, participam este ano nos Campos de Férias organizados pela Junta de Freguesia de São Sebastião, iniciativa que teve início a 4 de julho e se prolonga até 26 de agosto.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria com o Teatro do Elefante, promove, durante dois meses, um programa de ocupação de tempos livres para crianças residentes na freguesia. A iniciativa oferece às famílias uma alternativa para ocupar a pausa letiva dos seus educandos, com qualidade e a baixo custo.

Além das idas à praia da Figueirinha e às piscinas municipais de Montemor-o-Novo, o programa proporciona dezenas de atividades lúdico-desportivas, culturais, de desenvolvimento pessoal, social e criativo, em cooperação com o movimento associativo, nomeadamente com o Clube de Canoagem de Setúbal, Clube Patinagem do Sado, Clube de Futebol “Os Sadinos” (boccia), oficinas de desenho, socorrismo, circo, fantoches e máscaras, com o Teatro do Elefante.

Algumas destas atividades têm lugar em espaços de lazer do concelho como o Jardim de Montebelo, o Parque Verde Bela Vista, o Parque Urbano de Albarquel, Parque de Vanicelos e o Azeitão Bacalhoa Parque.

As ações que preenchem as quatro quinzenas dos Campos de Férias incluem igualmente novas experiências como passeios e visitas nos quais os participantes têm a oportunidade de conhecer locais como, por exemplo, a Base Naval do Alfeite, onde aprendem sobre a missão e o funcionamento da Marinha Portuguesa, com direito a visita guiada ao Comando Naval; ou como o Parque Marinho Professor Luiz Saldanha, onde descobrem a biodiversidade do ecossistema marinho da região.

Os Campos de Férias abrangem ainda visitas ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, à Casa das Imagens Lauro António, ao Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal, ao Museu do Traje, à Fundação Saramago e à Fundação Calouste Gulbenkian, através das quais as crianças podem adquirir conhecimentos e absorver a riqueza cultural e artística patente nas exposições e atividades interativas.

O transporte dos participantes e as refeições, habitualmente realizadas no refeitório da Escola Básica 2, 3 Luísa Todi, são assegurados pela Junta de Freguesia de S. Sebastião que cede também o Auditório Bocage para a dinamização de algumas atividades.