Bela Vista inaugura novo espaço para moradores

Um novo núcleo “Nosso Bairro, Nossa Cidade” foi inaugurado no passado dia 25 de abril, no bairro da Bela Vista, assumindo-se como mais um espaço de dinamização de atividades culturais, desportivas, de promoção de saúde e educação, aberto a toda a comunidade dos bairros abrangidos pelo programa municipal, mas também à restante população do concelho.

“Estes espaços são importantes porque dão outra dimensão à atividade dos moradores”, declarou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, após o descerramento da placa inaugurativa do novo espaço, sito no nº 6 da rua do Monte. “Faz todo o sentido que se inaugure (este espaço) no 25 de abril, porque esta data é exatamente sobre o poder da organização e da participação populares e é isso que se passa aqui: os moradores organizados a exercerem o seu poder”, referiu Nuno Costa.

O autarca enalteceu o “imenso movimento de moradores organizados, com o qual temos a honra de colaborar” e agradeceu à Câmara Municipal a cedência daquele imóvel, mas, sobretudo, aos moradores, “pela grande lição de vida e por tudo aquilo que têm construído, desde a requalificação do edificado, à tão importante regeneração urbana, (que implica animar a dar vida aos bairros), melhorando desta forma as suas condições de vida”.

“Esperamos que este movimento se aprofunde e traga mais realizações. Vamos continuar a trabalhar convosco, lado a lado, a construir o futuro.”, indicou Nuno Costa que demonstrou o seu profundo apreço pela “tenacidade, determinação e energia destes moradores que não deixam que sejam os outros a decidirem o que é melhor para as suas próprias vidas”.

“Este projeto mudou a vida das pessoas!”, expressou a presidente da Câmara Municipal, revelando que “começou com a vontade política da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, e tornou-se numa revolução, quando os moradores acreditaram que podiam mudar as suas vidas”.

O novo espaço, gerido por uma comissão de moradores de todos os bairros incluídos no “Nosso Bairro, Nossa Cidade”, programa municipal que impulsiona a participação ativa dos moradores em ações de melhoria dos bairros, inclui uma sala polivalente que funciona como sala de reuniões, mas que também acolhe aulas de alfabetização de adultos e sessões de medição de tensão arterial, levadas a cabo pelos próprios moradores. Noutra sala funciona um atelier de trabalhos manuais (costura, crochet, malha, etc.), onde está atualmente instalado o designer Kido Soares, que se encontra a preparar o seu desfile de moda para o evento Setúbal Fashion Week.

Na sala multiusos, equipada para receber atividades artísticas como dança, teatro e pequenos concertos, será também executado, com o apoio do mecenato, um estúdio de som e imagem, que Maria das Dores Meira prevê que possa estar concluído, e pronto para ser utilizado por toda a comunidade, no próximo ano. Durante a cerimónia de inauguração, que terminou com um almoço-convívio, esta sala serviu como auditório para o visionamento de um vídeo com testemunhos e relatos dos moradores sobre a Revolução de Abril.