Hora do Planeta: apagão em defesa do ambiente

Amanhã à noite decorre a 15.ª edição da “Hora do Planeta”, um movimento de sustentabilidade mundial, ao qual a Junta de Freguesia de S. Sebastião se associa, e que convida todos os cidadãos, autarquias e empresas a apagarem as luzes por 60 minutos, demonstrando o seu compromisso no combate às alterações climáticas.

Este “apagão planetário”, criado pela ANP|WWF (Associação Natureza Portugal e World Wide Fund) em 2007, acontece amanhã, dia 27, entre as 20h30 e as 21h30, subordinado ao tema da água e das alterações climáticas.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião associa-se a esta iniciativa simbólica, contribuindo para a sua divulgação e alertando a população para a urgência de refletir e agir para alterar hábitos de consumo, poupando recursos naturais essenciais e preciosos, como a água potável, porque “cada gota conta”.

Está cientificamente comprovado que a demanda humana por recursos naturais é atualmente superior à capacidade regenerativa do planeta. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), metade da população mundial vai sofrer com a escassez de água potável até 2050, devido às alterações climáticas e ao aumento da procura deste recurso que representa apenas 2,5 por cento de toda a água existente no planeta.

Portugal tem um consumo de água 40 por cento superior às suas reservas e encontra-se em risco elevado de severa escassez hídrica, de acordo com um estudo da Fundação Gulbenkian. Já o distrito de Setúbal, é apontado, no relatório do Instituto Mundial de Recursos, como uma das regiões que enfrentam uma escassez de água “extremamente elevada”.

É urgente agir de forma global em defesa do planeta e as escolhas individuais quotidianas são capazes de gerar um enorme impacto, sem que seja preciso, necessariamente, mudar radicalmente de hábitos. Sabia que cada português gasta uma média diária de 124 litros de água, apenas no consumo doméstico? Pequenos gestos como, por exemplo, fechar a torneira enquanto lava os dentes; tomar duches rápidos em vez de banhos de imersão; reduzir as descargas do autoclismo; usar as máquinas de lavar roupa e loiça apenas com carga completa; e instalar redutores de caudal nas torneiras; podem evitar o desperdício de milhares de litros de água e ainda lhe permitem economizar na fatura ao final do mês.

Para juntar a sua voz a esta mudança coletiva, comece por desligar as luzes, entre as 20h30 e as 21h30 de amanhã e ajude a criar impacto no mundo digital através da partilha de um vídeo que será publicado nas redes sociais (facebook, instagram, twitter) da ANP|WWF, para que a mensagem da Hora do Planeta chegue ao máximo de pessoas possível, criando um “holofote virtual” sobre a crise climática e aumentando a consciencialização para este problema mundial.