“Os Sadinos” assinala 75.º aniversário

O Clube de Futebol “Os Sadinos” celebrou 75 anos de atividade, no passado dia 5 de outubro, com uma pequena sessão solene e um espetáculo musical na sua sede, onde marcaram presença dirigentes associativos, sócios e amigos, entre os quais, o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião.

“Parabéns a “Os Sadinos”, aos sócios, aos atuais dirigentes, e a todos os homens e mulheres que por aqui passaram e contribuíram, de forma voluntária e abnegada, com entrega e trabalho em prol do outro, permitindo restaurar esta coletividade e torná-la na coletividade resiliente que é hoje”, expressou Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), agradecendo o convite para estar presente da cerimónia.

O autarca mostrou-se satisfeito por “estarmos a resgatar as nossa vidas e a retomar a plenitude da cultura e do desporto, que tínhamos antes pandemia” e salientou o papel essencial do movimento associativo neste caminho. Nuno Costa reiterou a disponibilidade da Junta de Freguesia para apoiar a coletividade e assumir as suas responsabilidades perante o movimento associativo, “para que nunca desapareça”.

José Manuel Santos, atual presidente da direção do clube, indicou que “o caminho não tem sido fácil”, particularmente nos últimos dois anos, sendo que “a sobrevivência se deveu essencialmente aos protocolos firmados com a Câmara Municipal e aos Contratos-Programa com a JFSS”. Lamentando a escassez de associados e as dificuldades de subsistência do emblema sadino, o dirigente associativo fez questão de agradecer o apoio do presidente da JFSS, Nuno Costa, “sempre ao nosso lado nos momentos mais difíceis”, e da Câmara Municipal que atribuiu “dois subsídios”.

O presidente de “Os Sadinos” mostrou-se igualmente grato aos treinadores e atletas das secções desportivas de Esgrima e Boccia, que mantiveram as suas atividades, assim como aos membros do Grupo Coral “Os Amigos dos Sadinos”. Os agradecimentos foram ainda alargados a todos os sócios que colaboraram com o clube.

O encontro, onde não faltaram o bolo de aniversário e o Moscatel de Honra, foi marcado pelo espetáculo do artista Luís Portela e pela atuação do Grupo Coral “Os Amigos dos Sadinos” que entoou algumas modas alentejanas.