Capricho Setubalense assinala 154.º aniversário

A Sociedade Musical Capricho Setubalense (SMCS) comemorou 154 anos de associativismo ao serviço da cultura, no passado dia 22 de novembro, na sede da coletividade, com uma sessão solene e a atuação da sua Banda de Música.

A cerimónia comemorativa contou com a presença de Nuno Costa, presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS), que saudou a “resiliente” coletividade e “todos os que, ao longo dos últimos 154 anos contribuíram para restaurar a dinâmica da Capricho, ao serviço da cultura, e sobretudo do ensino da música”.

O autarca enalteceu “o inestimável contributo” da coletividade “não só para o desenvolvimento da cultura no concelho, mas também para a democratização do ensino da música, com uma perspetiva solidária”. Sublinhou ainda o papel da Capricho, como membro do movimento associativo, no âmbito da aprendizagem e aprofundamento da democracia.

Nuno Costa salientou o momento alto que a coletividade atravessa, apesar de todos os constrangimentos causados pela pandemia, recordando que têm “uma banda muito participada, uma escola de música, uma recentemente formada escola de jazz e adquiriram novos instrumentos musicais, entre os quais um piano de cauda para o qual a Junta de Freguesia de S. Sebastião vai dar um contributo financeiro no valor de 500 euros”.

“Desejo que em 2022 seja possível retomar as parcerias entre a Capricho e a Junta de Freguesia, que habitualmente abrilhantam os nossos eventos, como a Festanima ou a Festa de Natal Sénior, e que são muito úteis para ambas as partes”, concluiu o presidente do executivo da JFSS.

Estiveram igualmente presentes nas comemorações membros da direção da coletividade aniversariante, o vereador da Câmara Municipal, Pedro Pina, o presidente da União das Freguesias de Setúbal, e um representante da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, entre outros convidados.

Após a sessão solene, que incluiu uma homenagem presencial ao sócio Afonso Silva, pelos seus 50 anos de apoio à SMCS, o público pôde apreciar a atuação da Banda da Sociedade Filarmónica Capricho Setubalense, acompanhada em dois temas pela cantora Carina Martins.