Dia Mundial do Acordeão assinalado com passeio

A Associação de Acordeonistas de Portugal, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Sebastião, dinamizou um passeio sénior para comemorar o Dia Mundial do Acordeão, assinalado a 6 de maio.

Uma visita à Casa Museu do Acordeão de Paderne, em Albufeira, foi o principal ponto de interesse do passeio, realizado no passado dia 6 de maio, no âmbito do programa de atividades +55 promovido pela Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS).

A iniciativa da Associação de Acordeonistas de Portugal (AAP), que contou com o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião ao nível da divulgação, logística e transporte, teve como objetivo celebrar o Dia Mundial do Acordeão e contribuir para a divulgação da história e importância do acordeão.

O passeio contou com a participação de 55 seniores, acompanhados por membros da direção da AAP e membros do executivo da JFSS, que tiveram a oportunidade de conhecer aquele espaço museológico que conta a história do acordeão através de um espólio com cerca de três mil peças de grande valor cultural, das quais se destacam acordeões, fotografias, troféus e peças únicas de uso pessoal ou artístico, como uma concertina e chapéus de Quim Barreiros, vestidos de Eugénia Lima e um fato de Tino Costa.

“Temos todo o gosto em perpetuar e replicar este conhecimento e a passagem desta tradição que só cairá em desuso se não dermos continuidade a esta arte e à música”, manifestou Luís Matos, membro do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião que expressou “um profundo e sincero agradecimento” pelo acolhimento de Francisco Saboia, acordeonista e diretor técnico da Casa Museu do Acordeão, e à direção da AAP, pela coorganização da atividade.

Por seu lado, Nuno Soares, presidente da direção da AAP agradeceu a disponibilidade e o apoio da Junta de Freguesia de S. Sebastião no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Acordeão.

A viagem, realizada no autocarro da Junta de Freguesia, incluiu um almoço convívio na freguesia de Guia, com animação musical ao vivo pelo acordeonista Filipe Romão. Durante o percurso ainda houve tempo para uma paragem no areal da praia da Galé antes do regresso a Setúbal.