Festanima arranca com milhares de visitantes

A Festanima recebeu, entre os dias 15 e 17 de julho, milhares de visitantes atraídos pelos saborosos petiscos, pela animação cultural, pelo bom ambiente e pelo convívio salutar, num evento que, mantendo a sua essência, adotou, nesta 18.ª edição, uma nova dinâmica.

“Este ano quisemos fazer algumas alterações para conferir maior conforto à festa”, indicou o presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, autarquia que assumiu a organização da Festanima, com o apoio da Câmara Municipal. A instalação do novo palco Arraial, para acolher os projetos artísticos da comunidade; alterações à localização dos comerciantes; e o alargamento do parque com diversões infantis, foram algumas das mudanças destacadas pelo autarca na sessão de abertura da 18.ª edição da Festanima, que se realizou na passada sexta-feira.

Admitindo que as transformações no evento foram desafiantes do ponto vista operacional, Nuno Costa agradeceu o “trabalho árduo dos trabalhadores da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Setúbal”, assim como o envolvimento das dez coletividades presentes na festa que “fizeram um trabalho extraordinário de preparação”. Os patrocínios e apoios, com enfase no Município de Setúbal, também receberam uma palavra de agradecimento.

“Esta é uma festa das famílias, do movimento associativo, do convívio e da partilha”, expressou, considerando que “estão reunidas todas as condições para termos uma grande Festanima”, certame que decorre todos os dias, a partir das 18 horas, até dia 24 de julho.

Gastronomia, música ao vivo, artesanato e divertimentos infantis são os principais atrativos desta festa, de entrada livre, enquadrada pela magnífica paisagem que as Escapas de Santos Nicolau, situadas na av. Belo Horizonte, proporcionam.

Cumprindo a tradição, a cerimónia de abertura começou com uma receção aos convidados com Moscatel de Honra na sede do Núcleo os Amigos do Bairro Santos Nicolau e o cortejo com as entidades convidadas e a Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense seguiu pelas ruas principais do bairro Santos Nicolau até ao recinto da Festanima.

A importância das parcerias na organização do evento foi sublinhada pela vice-presidente da Câmara Municipal. “É preciso que todos se unam e programem uma iniciativa como esta, com o objetivo de dar força às coletividades, assegurar a sua subsistência e apoiar todo o movimento associativo”, referiu Carla Guerreiro na sua intervenção durante a sessão de abertura da Festanima, no palco Arraial.

A autarca saudou a Junta de Freguesia de S. Sebastião “por apostar nesta festa, ter melhorado as suas condições e proporcionar aos fregueses, munícipes e a quem vem de fora, espetáculos de qualidade e diversão”.

Após as intervenções, a Banda da Capricho Setubalense, uma das mais emblemáticas, conceituadas e respeitadas bandas do concelho e da região, conduzida pelo maestro André Santos, estreou o palco Arraial, cerca das 20 horas.

Duas horas depois, a banda àVariações, liderada pelo cantor Kássio, subiu ao palco Principal da Festanima, deixando em êxtase os admiradores de António Variações, a quem o projeto presta tributo. “Canção do engate”, “Maria Albertina”, “Muda de vida”, “O corpo é que paga”, “Quero é viver”, “Estou além” foram alguns dos sucessos interpretados por Kássio e a sua banda composta por Rui Nunes na guitarra, Nuno Reis no acordeão, Miguel Moreira na bateria e Rute Nunes no baixo. Durante a atuação, foi chamado ao palco o baixista José Vítor, músico que acompanhou o saudoso António Variações na sua banda Kamikaze. A vocalista e organista Fátima Dias encerrou a primeira noite do evento com um animado baile que pôs toda a gente a dançar.

O duo Susana Martins e André Patrão conquistou o público na noite de sábado, no palco Principal, onde um mar de gente vibrou com as baladas e temas mais animados do par romântico. Mais tarde, os Irmãos Cabanas puseram toda a gente a dançar e a saltar com um grande baile que durou até à 1 hora da manhã.

A animação cultural teve início mais uma vez no palco Arraial, pelas 20 horas, num momento mais sereno e contemplativo protagonizado pelo Grupo Coral Alentejano “Os Amigos dos Sadinos”.

O fim de semana terminou em beleza com a atuação do grupo de música popular “Os Massacotes” que brindaram o público com canções de autores da região e não só, que retratam a beleza da nossa cidade e do nosso país. “Quem aqui passa é com prazer”, “Peixe congelado”, “É de Setúbal não há igual” e “Abraço a Setúbal” foram alguns dos temas oferecidos ao público numa noite que iniciou com as animadas batucadas do Grupo Recreativo Escola de Samba Rio Azul, no palco Arraial. Após a sua atuação, o grupo, liderado pelo professor António Brasinha percorreu o recinto da festa espalhando os ritmos quentes de África e do Brasil.

Ontem o palco Arraial recebeu a Marcha Popular do Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, grande vencedora do concurso de marchas populares de Setúbal 2022 e, duas horas depois, o grupo de música popular “Cantares do Sado” atuou no palco Principal da festa.

A festa continua hoje, com petiscos e animação cultural. Pelas 22 horas, o palco Principal recebe a artista Rosinha e o seu inseparável acordeão para um espetáculo que promete não deixar ninguém indiferente. O duo Hélder e Reinaldo assegura a diversão até perto da meia-noite. Antes, pelas 20 horas, no palco Arraial, apresenta-se a Marcha Popular do Grupo Desportivo Independente.