Campos de férias trouxeram muitas novidades

Durante quatro quinzenas, entre 26 de junho e 18 de agosto, os Campos de Férias, promovidos pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, em parceria com o Teatro do Elefante, proporcionaram dezenas de novas experiências a crianças, entre os 6 e os 12 anos de idade, residentes na freguesia.

Novas participações, novas atividades e novas aprendizagens enriqueceram o programa da edição 2017 dos Campos de Férias, projeto pensado para ajudar as famílias residentes na freguesia de S. Sebastião a ocupar os tempos livres dos seus educandos, com qualidade, durante a pausa letiva.

Sempre com a ambição de superar os anos anteriores, a equipa de coordenação do Teatro do Elefante, incluiu no programa de atividades deste ano um conjunto de atividades pensadas e dinamizadas pelos cerca de vinte jovens monitores que acompanharam o projeto. Numa perspetiva de integração, os monitores, com uma média de idades que ronda os 17, 18 anos e experiências muito diversas, promoveram atividades como jogos de apresentação na praia, pintura facial, yoga, construções na areia, pintura de retratos, etc.

A realização de um conjunto de oficinas artísticas de extensão, onde as crianças consolidam as experiências e conhecimentos adquiridos noutras atividades do programa, foi mais uma das novas componentes introduzidas este ano. “É necessário que os conhecimentos não fiquem estagnados e ao longo da quinzena o grupo tem a oportunidade de participar noutras atividades que fazem ligações a essas aprendizagens e tornam a experiência muito mais rica”, explica Marlene Aldeia, uma das responsáveis pela coordenação do projeto.

A eficácia deste método foi verificada, por exemplo, na limpeza do areal de Troia, promovida pela organização sem fins lucrativos Ocean Alive, onde as crianças foram voluntárias por uma manhã, participando ativamente numa atividade ecológica e exercendo a sua cidadania. Aquilo que aprenderam nesta ação, foi posto em prática no dia seguinte, numa atividade onde Rita Sales, coordenadora artística do projeto, desafiou as crianças a “descobrir coisas incríveis da praia da Figueirinha”, na qual os participantes mostraram ter conhecimentos técnicos sobre a flora marinha e materiais poluentes.

A autonomia é outra das competências praticadas durante as atividades. Por exemplo, o ‘Livra-te!’, passeio-jogo matinal no Mercado do Livramento, propõe que as crianças escolham alimentos, falem com os vendedores e giram o seu orçamento, tendo como objetivo a preparação de um lanche, com base num plano pré-elaborado por elas, onde listaram os ingredientes e quantidades que precisam comprar. Durante a tarde, preparam, na cozinha da Escola Luísa Todi, o lanche que planearam, que pode ser uma simples espetada de frutas ou algo mais elaborado, como panquecas de chocolate. “Sentimos que para eles é importante sentirem que sozinhos são capazes de fazer algo e esta perspetiva ativa e altamente participativa é essencial para o projeto que tem como objetivo máximo educar cidadãos com uma postura ativa e participativa”, explica Marlene Aldeia.

Relativamente à participação, verificou-se a inscrição de muitas crianças pela primeira vez, algo que é visto pelos coordenadores do projeto como um sinal positivo. “É importante que aqueles que já participaram se mantenham, mas é ótimo alargar este circulo a mais crianças e famílias da freguesia”.

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