Espaço da Bela Vista acolheu “Fado em Setúbal”

Cerca de 40 pessoas assistiram à noite de fados no Espaço Nosso Bairro Nossa Cidade, sito na rua do Monte, no bairro da Bela Vista, no âmbito do programa “Fado em Setúbal”, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Sebastião.

O Espaço Nosso Bairro Nossa Cidade do bairro da Bela Vista, inaugurado em abril último, abriu as portas ao segundo espetáculo do “Fado em Setúbal” em S. Sebastião, iniciativa que contou com a participação de cerca de 40 pessoas e muitas outras que se abeiraram das suas varandas para assistir ao concerto.

Esta noite de fados é “particularmente especial por se realizar num espaço que simboliza a força da organização e da participação populares”, expressou Ana Bordeira, secretária do executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, antes do início do espetáculo. A autarca fez questão de deixar uma mensagem de reconhecimento e de incentivo aos moradores pela sua iniciativa coletiva que “valoriza o território e o espaço comunitário”.

Sobre estas noites de fados ao a livre, que já se realizam desde 2014, em vários bairros da freguesia de S. Sebastião, a responsável salientou o objetivo de descentralizar a cultura, trazendo-a à rua e ao encontro das pessoas, colocando-a “à distância de uma janela ou varanda da casa de cada um”.

Fernando Anselmo, Maria do Céu Caetano e Eugénio Almeida foram os fadistas que animaram esta noite, acompanhados pelos músicos Jorge Pimentel na guitarra portuguesa e Eduardo Silva na viola de fado, proporcionando um concerto entusiasmante para o público que bateu palmas, cantou e até dançou ao som do fado.

“Lisboa menina e moça”, “O que sobrou da Mouraria”, “Valentim”, “A lenda da fonte”, “Sinas trocadas” e “Guitarra” foram alguns dos temas que conduziram o público numa pequena viagem pelo vasto e riquíssimo reportório fadista. Por solicitação do público que pediu “só mais uma”, o trio de fadistas juntou-se para cantar “Uma casa portuguesa”, encerrando com chave de ouro o espetáculo.

Antes do final, as moradoras responsáveis pela gestão do espaço convidaram a população para a festa dos santos populares que se realiza no mesmo local, no dia 6 de julho, a partir das 18h30.

O “Fado em Setúbal” integra este ano o programa municipal “Cultura em Movimento” que abrange um leque mais alargado de atividades como o cinema na rua, a dança e a animação infantil nos jardins.

No próximo dia 8 de julho, o Parque Verde da Bela Vista recebe uma sessão do “Rua de Brincar”, programa de artes de rua, de participação gratuita, direcionado para crianças dos 2 aos 5 anos, desenvolvido em parceria com o Teatro do Elefante. Já no dia 19 de julho, pelas 21h30, o fado volta à rua, desta vez ao largo junto à rua Serra do Louro, no bairro da Terroa, com os fadistas Eugénio Almeida, Maria do Céu Freitas e Susana Martins.