Junta de Freguesia apoia rastreio oftalmológico

No passado dia 10 de novembro, o Auditório Germano dos Santos Madeira acolheu uma ação de rastreio oftalmológico gratuita, aberta à população em geral, promovida pela empresa Alberto Oculista, em parceria com a Junta de Freguesia de S. Sebastião.

Durante cerca de três horas, uma optometrista examinou gratuitamente cerca de uma dezena de pessoas, com o objetivo de avaliar o estado geral da visão de cada uma e detetar eventuais anomalias.

A Junta de Freguesia de S. Sebastião associou-se a esta ação, realizada no âmbito do protocolo de cooperação entre a autarquia e a ótica, por reconhecer a importância da proteção da saúde visual e da deteção precoce de alterações que prejudicam o bem estar da população.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde, mais de 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou tratadas. Prevenir e detetar precocemente é possível: há que conhecer os principais problemas de visão e fazer check-ups com alguma regularidade.

A Sociedade Portuguesa de Oftalmologia recomenda a realização de um exame oftalmológico a todas as crianças antes da entrada para a escola. Nos adultos saudáveis, o despiste deve ocorrer pelo menos uma vez entre os 20 e os 40 anos e, a partir daí, a cada dois anos. Pessoas diabéticas ou com outros fatores de risco devem ser examinadas uma vez por ano.