Reparação e pintura de fachadas na Escola de Monte Belo

A Junta de Freguesia de S. Sebastião procedeu à reparação e pintura de duas fachadas do edifício da Escola Básica de Monte Belo, com o objetivo de testar uma solução eficaz para deter infiltrações de águas pluviais.

A ação de combate às infiltrações e humidades indesejadas no edifício envolveu, numa primeira fase, a limpeza das paredes com uma máquina de alta pressão, seguida do preenchimento e reparação de fissuras com uma massa resinosa.

Prevê-se que o produto aplicado mantenha uma elasticidade que permita acompanhar a movimentação natural das fissuras, adaptando-se às oscilações de temperatura e assegurando o isolamento das paredes, protegendo-as da infiltração de águas pluviais.

Os trabalhos incluíram ainda a instalação de uma malha drenante na superfície das fachadas e o seu revestimento com primário e tinta impermeabilizante, que permitam estancar a humidade.

O objetivo da intervenção, que abrangeu apenas duas fachadas do edifício da EB Monte Belo, é testar a eficácia dos materiais utilizados na eliminação de repasses e infiltrações para o interior da infraestrutura. Caso resulte, esta solução será reproduzida nas restantes paredes exteriores.

No interior do edifício, a Junta de Freguesia procedeu também à reparação de fissuras e pintura nas paredes e tetos de três divisões, nomeadamente duas dispensas e uma arrecadação, sendo que esta última servirá para armazenar o leite escolar.