Relógio de sol recuperado na Escola Superior de Educação

A Junta de Freguesia de S. Sebastião colaborou com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal na requalificação do Relógio de Sol existente no exterior do edifício da escola.

O Pátio das Amendoeiras da Escola Superior de Educação (ESE/IPS) ganhou novo fôlego com a recuperação do relógio de sol, projeto executado pela comunidade académica daquela escola, em estreita colaboração com a Junta de Freguesia de S. Sebastião que facultou a mão de obra para requalificar a obra de arte, da autoria da artista plástica Maria José Brito.

Embutido na calçada, o dispositivo, concebido no início da década de 2000 por estudantes e docentes da Licenciatura em Professores do Ensino Básico na variante de Educação Visual e Tecnológica, encontrava-se degradado e desconfigurado.

Por iniciativa de um conjunto de docentes aposentados e antigos dirigentes do, já desaparecido, Centro de Estudos para o Desenvolvimento Educativo - CEDE/ESE, foi possível reunir as condições necessárias à aquisição dos materiais para a recuperação do instrumento que determina a hora do dia, os meses e as estações do ano, usando como referência a posição do sol.

Recentemente, a autora da obra, Maria José Brito, professora aposentada da ESE, colocou mãos à obra e, com o apoio dos trabalhadores do setor operacional da Junta de Freguesia de S. Sebastião, recuperou o relógio, disposto num semicírculo e composto por mais de uma dezena de ladrilhos.

Numa comunicação dirigida à comunidade académica e ao executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, a equipa dirigente da Escola Superior de Educação endereçou um “profundo agradecimento aos docentes” e “uma palavra de agradecimento dirigida ao Presidente e aos Trabalhadores da Junta de Freguesia de São Sebastião, sem cuja cooperação preciosa e gratuita, na colocação das peças no chão, teria sido muito mais difícil concluir a obra”.

Por seu lado, o executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, expressa a sua satisfação por ter colaborado na recuperação e valorização daquele património artístico.