S. Sebastião recebeu uma centena de alunos

A Junta de Freguesia de S. Sebastião (JFSS) recebeu, desde janeiro deste ano, mais de uma centena de alunos do 1º ciclo do ensino básico, no âmbito do projeto “Autarquias ao Vivo” que visa dar a conhecer aos mais jovens o real funcionamento da Junta de Freguesia e incentivá-los a serem cidadãos ativos e conscientes.

Um total de mais de cem crianças foram recebidas pelo executivo da Junta de Freguesia de S. Sebastião, na sede deste órgão do poder local, numa iniciativa que decorreu entre janeiro e abril deste ano, na qual alunos de turmas de 3º e 4º anos do ensino básico foram convidados a conhecer melhor a organização, o funcionamento e as competências desta autarquia.

Bastante curiosos e inquisitivos, os alunos questionaram o presidente da JFSS, Nuno Costa, sobre as suas motivações para ser autarca, as suas funções, o trabalho que o executivo efetivamente realiza, entre outras. Tomar decisões e gerir prioridades, tendo em conta o orçamento, “porque não há verbas para fazer tudo ao mesmo tempo”, são as principais funções dos membros do executivo, explicou Nuno Costa aos petizes, acrescetnando que também é seu dever dar a conhecer à população as razões dessas decisões, porque “as pessoas têm o direito de saber”.

As duas últimas sessões, realizadas a 20 de março e a 3 de abril, foram preenchidas, respetivamente, pelos alunos da turma nº 37 do 3º ano da EB/JI da Bela Vista, e da turma AC4A do 4º ano da EB Afonso Costa. Ambas as turmas apresentaram as suas propostas durante a simulação da Assembleia de Freguesia, onde os membros “debatem problemas e discutem soluções”, explicou o presidente da JFSS.

Sugestões de colocação de relvado sintético no campo desportivo da EB da Bela Vista e a reposição de ecopontos e papeleiras junto à mesma escola foram algumas das propostas aprovadas pelos alunos daquele estabelecimento de ensino, que se encontra altualmente em obras.

Por seu lado, a turma da EB Afonso Costa apresentou propostas para reforçar a iluminação pública e para criar mais espaços de convivio e parques infantis considerando que estes locais são “fundamentais para o desenvolvimento de comportamentos sociais adequados e de interajuda”.

As sessões incluíram ainda demonstrações interativas de algumas máquinas e ferramentas utilizadas pelos funcionários do setor operativo (varredora mecânica, grifo mecânico, motorroçadora, entre outras) e visitas a obras em curso.

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